Dom José Gómez, Arcebispo de Los Angeles e vice-presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), anunciou a organização de uma coleta nacional para arrecadação e ajuda aos atingidos pela passagem do furacão Harvey no país.

Em uma carta publicada em 28 de agosto, divulgada pelo site da USCCB, Dom Gómez propôs as datas para a coleta nos fins de semana de 1º e 2 de setembro ou 8 e 9 do mesmo mês.

A passagem do furacão Harvey pelo Caribe e pelo estado do Texas em 26 de agosto provocou a morte de aproximadamente 16 pessoas, entre elas 15 nos Estados Unidos e uma na Guiana.

As perdas econômicas causadas pelo desastre natural são calculadas em aproximadamente 40 bilhões de dólares.

Em sua mensagem, Dom Gómez assinalou que “nossos corações e orações vão para as famílias que perderam seus entes queridos e todas as pessoas que perderam suas casas e negócios, junto com sua sensação de paz e normalidade”.

“Também estamos junto com nossos irmãos bispos na região, que têm a árdua missão de oferecer cuidados pastorais nestes momentos difíceis, enquanto resolvem as suas próprias perdas”.

“A nossa oração e ajuda financeira para as suas necessidades urgentes”, disse.

O dinheiro arrecadado na coleta ajudará os esforços humanitários da Catholic Charities USA. Dom Daniel DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston, uma das regiões atingias, e presidente da USCCB, pediu a Dom Gómez que lidere a coordenação do esforço solidário.

“Junto com o Cardeal DiNardo e os bispos em toda a região afetada, manifesto a minha profunda gratidão aos primeiros que responderam e aos inúmeros voluntários que estão ajudando na região da Costa do Golfo de diversas maneiras”, assinalou Dom Gómez.

Para mais informações de como participar da coleta, é possível acessar o site: https://catholiccharitiesusa.org/.

Confira também: