Clotilde Veniel tem 107 anos e mora em Bicorp, Valência (Espanha), onde é voluntária da Cáritas. Independentemente da sua idade, participa de todas as reuniões de voluntariado, visita pessoas doentes e recolhe roupas usadas para pessoas necessitadas.

Segundo declarou ao semanário diocesano Paraula, com suas visitas aos enfermos, busca "transmitir alegria aos doentes, contar piadas e dar-lhes esperança", e destaca que com eles "não temos que falar sobre problemas ou coisas tristes, nem de dores, apenas de coisas boas e felizes".

Clotilde completou 107 anos em maio deste ano, tem dois filhos, cinco netos e seis bisnetos. Ela foi uma das fundadoras da Cáritas paroquial de Bicorp em 1989, onde colabora ativamente desde então.

Um dos segredos da longevidade de Clotilde é permanecer ativa já que trabalhou desde muito nova pastoreando o rebanho de sua família ou no açougue de seus pais, entre outros. Mas também destaca que é muito importante “saber perdoar”.

Segundo explica uma das filhas de Clotilde, sua mãe acompanha a Missa diária que é transmitida da Basílica da Virgem dos Desamparados e destaca também a grande devoção de sua mãe. "Está tocada pela mão de Deus. Reza tanto a Deus que não irá falhar", destaca.

Também afirma que não vê a morte “como algo ruim, mas como uma coisa natural que virá, que Deus concederá para ela. Claro, que pede que a conceda de maneira suave".

Confira também: