Nos meses de novembro e dezembro, a Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 está promovendo a JMJ em países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Membros da fundação visitarão Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e  Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

A CPLP foi fundada em 1996. Segundo seu site, “é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”. Tem três objetivos: a “concertação político-diplomática”, a “cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social” e a “materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa”. Além dos seis países que receberão a visita da Fundação JMJ 2023, fazem parte da CPLP Brasil, Portugal e Guiné Equatorial.

A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, Portugal, acontecerá de 1º a 6 de agosto de 2023. Segundo os organizadores, o que motivou a viagem para promover a jornada nos países de língua portuguesa foi “a importância da participação na JMJ Lisboa 2023 de jovens provenientes de países próximos de Portugal”.

Na programação, estão previstas participações da Fundação JMJ 2023 em encontros diocesanos e regionais de grupos de jovens, movimentos e congregações religiosas.

Os membros da Fundação já participaram da Jornada Nacional da Juventude em Benguela, Angola, que terminou no domingo (13). Estarão também na Jornada Nacional da Juventude, em Nampula, Moçambique, de 17 a 20 de novembro; na Jornada Diocesana, na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, de 17 a 19 de novembro; na Peregrinação Nacional, em Cacheu, Guiné-Bissau, de 2 a 3 de dezembro; e no Timor-Leste, de 28 de novembro a 7 de dezembro.

As inscrições para peregrinos e voluntários da JMJ Lisboa 2023 estão abertas desde 23 de outubro. O papa Francisco foi o primeiro a se inscrever.

As inscrições podem ser feitas através do site oficial da jornada. 

Confira também: