A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) aprovou um pacote de mais de 5 milhões de euros para socorrer as comunidades na Índia que enfrentam a crise gerada pela pandemia de covid-19 e suas consequências. O aporte financeiro será destinado a cerca de 200 projetos para garantir a subsistência de sacerdotes, religiosas, catequistas e suas famílias, em mais de 140 dioceses do país.

“Quando a primeira onda de covid chegou ao subcontinente asiático, entre junho e setembro de 2020, as comunidades católicas conseguiram fazer frente à crise com as pequenas reservas e poupanças disponíveis, mas nesta segunda grande onda de infecções as dioceses se encontram já com os cofres vazios”, disse Regina Lynch, diretora de projetos da ACN. Segundo a instituição, principalmente as congregações locais, que não têm uma rede de apoio fora do país, passam por uma carência alimentar.

A diocese de Guntur é uma das áreas mais afetadas pela pandemia no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia. Segundo o bispo local, dom Bhagyaiah Chinnabathini, igrejas, escolas e centros de formação e animação estão fechados. “Na diocese temos 171 sacerdotes e 590 catequistas que trabalham tempo integral. Todos estão muito afetados por esta pandemia. Infelizmente, perdemos cinco dos nossos padres e muitos catequistas devido à covid-19. Muito outros estão doentes. Não podemos pagar as despesas de saúde dos sacerdotes doentes”, disse o bispo à Fundação ACN.

Dom Chinnabathini contou que “os padres estão celebrando a missa em privado” e “as pessoas não têm a possibilidade de ajudar com intenções de missa nessas condições dramáticas”. Por isso, disse, “precisamos de ajuda com estipêndios de missa para os nossos sacerdotes, ajuda de subsistência para as comunidades religiosas e apoio para cobrir as despesas médicas”.

Além disso, o bispo recordou que em sua diocese há 195 comunidades religiosas e “cerca de 816 religiosas estão trabalhando em diferentes áreas, como educação, pastoral e saúde”. “Essas irmãs trabalham em comunidades pobres e oprimidas para desenvolver programas de alfabetização, organizar a catequese e providenciar cuidados de saúde. Estas irmãs sofrem muito. Muitas delas estão infectadas com o coronavírus e são hospitalizadas. Muitas outras recuperaram, mas algumas morreram”.

Segundo a ACN, essa realidade da diocese de Guntur se espalha e afeta todo o país. Diante disso, a Ajuda à Igreja que Sofreu lançou o projeto de socorro que conta com um total de 136 programas de ajuda de emergência e de combate à covid-19 e mais de 56 projetos de estipêndios de missa.

A iniciativa inclui a distribuição de equipamentos de proteção individual, com máscaras, gel desinfetante, luvas e viseira de proteção para padres, catequistas e religiosas que, como parte do seu trabalho, missão e vocação, estão em contato contínuo com as pessoas afetadas pela pandemia. Também busca contribuir para a compra de filtros de ar e máquinas de oxigênio para atendimento de emergência. Está incluído ainda o tratamento médico e de recuperação para padres e religiosas doentes de covid-19, bem como ajuda de emergência para as famílias necessitadas nas paróquias mais pobres das dioceses.

Confira também: