Seguindo o exemplo de santa Teresa de Calcutá, a freira missionária irmã Paesie criou uma associação para salvar as crianças mais necessitadas do Haiti da onda de violência e pobreza que assola o país há décadas.

Irmã Paesie é uma freira missionária francesa que pertenceu à Congregação das Irmãs Missionárias da Caridade, fundada por Santa Teresa de Calcutá, e que há 19 anos vive em Cité Soleil, uma das comunidades mais pobres do Haiti, para mostrar o rosto de Cristo às crianças.

Segundo seu site, irmã Paesie deixou sua congregação e fundou em 2017 a comunidade “Família Kizito”, uma Associação Pia de Fiéis que integra religiosas consagradas, padres e leigos dedicados a servir os pobres da arquidiocese de Porto Príncipe, Haiti.

No ano seguinte, a freira fundou a Associação Família Kizito Haiti França, que oferece apoio material e espiritual a obras de caridade em sua comunidade, dedicada sobretudo às crianças que vivem na rua e aos presos.

Em declarações à EWTN Notícias, a freira explicou que a sua associação, cujo nome homenageia a são Kizito, criança mártir de Uganda, é inspirada na frase bíblica "Deixai vir a mim os pequeninos" e na mensagem que santa Teresa de Calcutá recebeu de Cristo para fundar a sua congregação

“Jesus mostrou a ela [santa Teresa de Calcutá] que muitas crianças estavam no escuro e disse a ela: 'Essas crianças não me amam porque não me conhecem'. Então, estas são as palavras que me inspiraram a começar esta comunidade, para levar a luz de Jesus às crianças, especialmente às mais pobres”, disse ela.

Irmã Paesie explicou que desde 2017 sua comunidade criou oito "escolas nas áreas mais atingidas" de Porto Príncipe, onde educam cerca de 1,2 mil "crianças que nunca foram à escola" e oferecem um lugar seguro onde "elas podem aprender e conhecer a Jesus”.

A irmã contou que abriram cinco lares para crianças "que decidiram sair das ruas", bem como centros onde oferecem catequese e muitas outras atividades como a prática de futebol, que visam promover o encontro com Cristo”.

Paesie explicou que sua associação é uma resposta à pobreza e “muita violência” a que está exposta “a maioria” das crianças do Haiti, observando que, embora esse problema “atrase” seu trabalho, “as crianças pobres são muito abertas à palavra de Deus”.

A freira relatou que "nas últimas semanas" a violência aumentou e explicou que “há uma área em Cité Soleil que está sendo atacada por gangues criminosas” e que muitas pessoas das áreas mais vulneráveis, incluindo centenas de crianças, estão fugindo. "Acampamentos" estão sendo oferecidos para eles, disse ela.

Paesie destacou que os moradores sentem que “pode ocorrer um massacre se esses grupos entrarem em sua área” e alertou que “já houve muitas perdas de vidas, mas se isso acontecesse seria ainda pior”.

Uma das vítimas mais recentes da violência no Haiti é a irmã Luisa Dell'Orto, freira do Evangelho de Charles de Foucauld que serviu aos pobres do país caribenho por mais de 20 anos e que foi morta em Porto Príncipe no dia 26 de junho.

Em meio a essa situação, a freira pediu para rezar por seu povo, especialmente pela área de Cité Soleil. “A primeira maneira de ajudar é orar e realmente precisamos muito de oração […] realmente orar para que isso não aconteça, porque seria terrível”, disse ela.

A freira pediu ajuda material para continuar o seu trabalho solidário, sobretudo para cobrir as despesas dos cerca de cem funcionários e voluntários trabalham nas obras. “Temos muitas necessidades materiais, claro, para alimentar as crianças, manter escolas e pagar professores, motoristas, entre outros”, disse.

Os interessados ​​em apoiar financeiramente sua missão podem fazê-lo através do seguinte site: http://www.famillekizito.org/

Você pode escrever para o e-mail: soeurpaesle.kizito@outlook.fr, ou enviar doações para a seguinte conta bancária:

Banco: SOGEBANK
Nome da conta: Famille Kizito
N° da conta HTG: 706102605
N° da conta USD: 716021290

Confira também:

Mais em