A irmã Angustias, freira franciscana do Bom Conselho, no Peru, fez 100 anos na quinta-feira (9).

A religiosa, cujo nome de batismo é Amada Martín Delgado, nasceu em 9 de junho de 1922 em Tenerife, Espanha, e assumiu o nome de irmã Angustias quando entrou na congregação.

O nome, explicam as freiras em sua página no Facebook, foi escolhido pelo pai dela em homenagem à Virgem das Angústias.

A Virgem das Angústias é uma devoção mariana do século XVI. Ela é a padroeira de Granada, Espanha.

“Sua vida é um exemplo de oração, serviço, perseverança e vontade. Que Deus e nossa Mãe do Bom Conselho continuem a abençoá-la”, disseram as freiras peruans em um comunicado da congregação sobre o aniversário.

Irmã María Ángeles Rodríguez Martínez, superiora da casa de formação da congregação de Lima, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que irmã Angustias é religiosa há 73 anos.

Antes de chegar ao Peru em 1963, trabalhou por um tempo no norte da África e por dez anos em Cuba, de onde foi forçada a sair com sua comunidade pela revolução comunista de 1959. Ela foi para os EUA onde passouo dois anos e meio "com a ideia de regressar, mas isso já não era possível", disse a irmã María Ángeles.

A irmã Angustias trabalhou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho e o Colégio La Salle de Lima.

"Um de seus ex-alunos ainda a visita porque ele é grato por ela o ter ensinado a rezar" quando a irmã Angustias o preparava para fazer a primeira comunhão, disse Madre Rodriguez à ACI Prensa.

“Feliz aniversário, Madre Sor Angustias, tenha um lindo dia e que Deus e a Virgem a encham de muita saúde e bênçãos. Tenho intacta a memória de seus ensinamentos em La Salle no 3º ano do ensino fundamental de 1982”, diz Francisco Castillo nos comentários da publicação do Facebook.

Em seu site, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho explicam que seguem Cristo “no caminho de Francisco de Assis e sob a proteção da Virgem, Mãe do Bom Conselho”.

“Incorporamos o carisma e o estilo de nossa fundadora, María Teresa Rodón Asencio, dando preferência aos mais necessitados através do ensino, assistência aos doentes e idosos, colaboração paroquial, ações voluntárias e missões, cooperando assim na missão evangelizadora da Igreja”, acrescentam.

Confira também: