No marco da viagem de Sua Santidade o Papa Francisco aos Estados Unidos em setembro de 2015 e sua primeira apresentação perante a Organização das Nações Unidas, ACI Digital preparou uma breve síntese dos discursos realizados por todos os Papas que já estiveram perante a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque desde sua fundação.

Para este especial utilizamos a informação proporcionada pela Página Oficial do Vaticano, os arquivos da ACI Digital (www.acidigital.com) e o Blog Domus Ecclesia (https://domusecclesia.wordpress.com)

O Papa Paulo VI perante a ONU (4 de outubro de 1965)

Com humildade e simplicidade o Papa Paulo VI, dirigiu um histórico discurso na sede das Nações Unidas, brindando uma "mensagem para toda a humanidade" como o primeiro Vigário de Cristo que se pronuncia perante a ONU, 20 anos depois de sua criação.  O Supremo Pontífice abre seu discurso com uma petição: "o de poder lhes servir no que esteja a nosso alcance, com desinteresse, humildade e amor".

Seguidamente, Paulo VI apresentou a Igreja como "perita em humanidade" e recolheu a prerrogativa unânime dos povos que clamavam pela paz ante o seguinte chamado: "Jamais guerra! Jamais guerra! É a paz, a paz, a que deve guiar o destino dos povos e de toda a humanidade."

Estas e outras palavras em torno da dignidade humana, a luta contra a pobreza e a exortação a "não auspiciar um controle artificial dos nascimentos", fazem deste discurso de Paulo VI perante a ONU um dos mais importantes de seu pontificado, o qual  se encontra completo no link:

http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/speeches/1965/documents/hf_p-vi_spe_19651004_united-nations.html

Primeira visita de São João Paulo II à ONU (2 de outubro de 1979)

Em sua terceira visita pastoral fora da Itália, o Papa João Paulo II visitou a Irlanda e Estados Unidos de 29 de setembro a 8 de outubro. Dentro deste contexto, visitou a Organização das Nações Unidas e se dirigiu à Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque.

Aos Representantes das Nações, Sua Santidade contou a experiência que teve durante a Segunda Guerra Mundial e realizou enérgicas reflexões recordando a visita realizada meses antes ao campo de concentração de Auschwitz. O Pontífice precisou que a “Declaração (universal dos direitos humanos) custou milhões de nossos Irmãos e Irmãs, que a pagaram com o próprio sofrimento e sacrifício, provocados pelo embrutecimento que tinha tornado surdas e obtusas as consciências humanas dos seus opressores e dos artífices de um verdadeiro genocídio", afirmando ainda que "Este preço não pode ter sido pago em vão!". São João Paulo II realizou ainda um chamado a todos os chefes-de-estado a preservar o respeito ao ser humano em sua integridade.

No discurso deu uma lição humanista, falou sobre a dignidade humana e as ameaças que existem contra sua integridade, em especial em relação à a Liberdade Religiosa, o direito à vida, entre outros temas transcendentais que pode ser lida por completo no link:
http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1979/october/documents/hf_jp-ii_spe_19791002_general-assembly-onu.html

Segunda visita de São João Paulo II ante a ONU (5 de outubro de 1995)

São João Paulo II foi o primeiro Papa a ir duas vezes à Assembleia Geral das Nações Unidas. Naquela oportunidade, o motivo de sua visita foi honrar o quinquagésimo aniversário de fundação da ONU, mas em especial para recordar o histórico discurso de Paulo VI perante as Nações Unidas 30 anos antes.

O Discurso do Papa São João Paulo II esteve centrado nos Direitos humanos, no convite a "assumir o risco da liberdade", na Doutrina Social da Igreja, entre outros temas. Além disso conclamou os estados a lutarem contra a pobreza: “É necessário que no panorama econômico internacional se imponha uma ética da solidariedade se quisermos que a participação, o crescimento econômico, e uma justa distribuição dos bens caracterizem o futuro da humanidade”, exortou o Supremo Pontífice.

Ao finalizar, através de uma mensagem esperançosa São João Paulo II invocou aos representantes das Nações a ir mais à frente do medo e a construir a civilização do amor:

"Com estes dons, e com a ajuda da graça de Deus, podemos construir no século que está por chegar e para o próximo milênio uma civilização digna da pessoa humana, uma verdadeira cultura da liberdade. Podemos e devemos fazê-lo! E, fazendo-o, poderemos nos dar conta de que as lágrimas deste século prepararam o terreno para uma nova primavera do espírito humano”, enfatizou o Supremo Pontífice.

A íntegra (em inglês) do discurso pode ser encontrada no link: http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/1995/october/documents/hf_jp-ii_spe_05101995_address-to-uno.html

O Papa Bento XVI perante a ONU (Sexta-feira, 18 de abril de 2008)

O Papa Bento XVI visitou as Nações Unidas em 2008 durante o ano do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos humanos, aprovada em 10 de dezembro de 1948, em Paris.

O Papa Bento manifestou em sua dissertação que os Direitos humanos observados "sem uma concepção universal significaria restringir seu âmbito e ceder a uma concepção relativista”. Naquela ocasião, o Supremo Pontífice se referiu também a crucial relevância da Liberdade Religiosa e fez um chamado à Paz, entre outros importantes temas que podem ser vistos no documento completo:

Mais em

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2008/april/documents/hf_ben-xvi_spe_20080418_un-visit.html

O Papa Francisco na sede da ONU em Nova Iorque (25 de setembro de 2015)

O Papa Francisco dirigirá um discurso perante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque. O convite para participar desta magna assembleia foi feito pelo Secretário Geral da entidade, o sul-coreano Ban Ki-moon. Sua Santidade viaja pela primeira vez aos Estados Unidos entre os dias 22 aos 27 de setembro.

Notícias sobre Papa Francisco na ONU:

http://www.acidigital.com/noticias/ban-ki-moon-agradece-ao-papa-francisco-pela-visita-que-realizara-a-onu-49029/