Um sacerdote de Paris, na França, foi hospitalizado na sexta-feira, 28 de fevereiro, depois de ter dado positivo para coronavírus, informou a Arquidiocese local em um comunicado de imprensa.

“Um sacerdote da diocese de Paris, que retornou em meados de fevereiro da Itália, onde residia até então, foi diagnosticado positivamente com o coronavírus Covid-19, nesta sexta-feira, 28 de fevereiro. Está hospitalizado desde a noite passada e seu estado de saúde é tranquilizador”, indicou a Arquidiocese de Paris no sábado, 29 de fevereiro.

O sacerdote tem 43 anos e está sendo atendido no hospital Bichat de Paris.

O comunicado também assinala que, para contribuir com a luta contra a epidemia e seguir as últimas recomendações do Ministério de Solidariedade e Saúde da França, o Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, pediu aos sacerdotes que tomem diversas medidas de segurança durante as Missas.

Entre essas, está “oferecer a comunhão apenas nas mãos dos fiéis e recusar-se a dá-la na boca”, “não oferecer comunhão do cálice aos fiéis”, “pedir aos concelebrantes que comunguem por intenção [submergir a hóstia consagrada no vinho consagrado]”.

Para os fiéis, o arcebispo pediu “que não troquem apertos de mãos como sinal de paz durante as Missas”. Do mesmo modo, já não poderão submergir seus dedos na água benta para fazer o sinal da cruz quando entrarem na igreja, pois foi ordenado “esvaziar as fontes de água benta”.

Na madrugada da quarta-feira, 26 de fevereiro, em Paris, um primeiro francês faleceu devido ao coronavírus, segundo anunciou o Ministério de Solidariedade e Saúde da França.

O relatório de 28 de fevereiro da Organização Mundial da Saúde assinala que atualmente já são 51 os países nos quais foram detectados casos do novo coronavírus.

Em todo o mundo, há mais de 83.652 casos confirmados, dos quais 78.961 estão na China, onde 2.791 pessoas faleceram. Fora deste país, há4.691 casos confirmados, com 67 falecidos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: