Uma multidão se reuniu no lado de fora do Seminário Menor São Boaventura, em Mérida, Venezuela, no último dia 4 de julho, para celebrar uma Missa pela paz, três dias depois que dois seminaristas foram brutalmente agredidos e despidos por um grupo de militantes chavistas.

 

A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Alexander Rivera, reitor do seminário, que agradeceu o grande apoio após as agressões e assegurou que os atacantes foram perdoados.

No dia 1º de julho, quatro jovens estudantes do seminário foram agredidos e despidos por um grupo de militantes chavistas quando se dirigiam às aulas. O prefeito de Mérida, Carlos García Odón, denunciou em um comunicado que a agressão demonstra “o nível de ódio do governo pela Igreja e pela nossa juventude venezuelana”.

O Pe. Rivera manifestou aos presentes a saudação do Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar P. Cardozo, e do Bispo Auxiliar, Dom Alfredo Enrique Torres Rondón.

Por sua parte, o Pe. Cândido Contreras, pároco da Paróquia Santiago de la Punta, dirigiu aos presentes algumas palavras a respeito da paz e da fé, e exortou-os a pedir a Deus “a força para perseverar no bem, apesar da minha raiva, da minha indignação, dá-me coragem para fazer o bem”.

“A violência é a força daqueles que não têm a razão”, disse o Pe. Contreras, recordando uma frase do pensador e político indiano Mahatma Gandhi.

“Cada um de nós nos perguntamos como deve ter sido a infância e a juventude dos agressores dos nossos seminaristas. Será que receberam um pouquinho de ternura?”, questionou, pois recorrer à violência “é simplesmente, falta de ternura”.

O sacerdote venezuelano sublinhou que “o mal será derrotado na medida em que praticarmos o bem”.

Confira também: