Em uma cidade na Espanha, existe o costume de, no marco da celebração da Festa de Nossa Senhora do Carmo, retirar em procissão uma imagem que fica no fundo do mar durante todo o ano.

Embora esta festividade seja comemorada no mundo todo no dia 16 de julho, na cidade espanhola de Málaga, as celebrações duram cerca de uma semana.

Neste local, no domingo após a Festa da Virgem do Carmo, um grupo de mergulhadores da Associação Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos mergulhadores malaguenhos, submerge dez metros na água e extrai uma imagem que mede 70 centímetros e pesa cerca de 65 quilos.

Neste ano de 2017, a estátua será levada à superfície no próximo domingo, 23 de julho. O programa das atividades foi divulgado pela associação através de seu site.

Nesse dia, os mergulhadores nadarão até a capela submarina onde a imagem permanece, irão tirá-la e acontecerá a uma procissão marítima pelas praias da região da Malagueta.

Depois, a estátua será levada à terra firme, colocada em um andor e percorrerá as ruas da cidade até chegar à Igreja de São Gabriel Arcanjo, onde será celebrada uma Missa.

Às 18h30 (hora local), a imagem será embarcada e levada ao mar acompanhada por cerca de 70 mergulhadores. No loca, colocarão as ofertas de flores e os mergulhadores e fiéis, que estarão no cais ou em seus barcos, rezarão por todas as pessoas falecidas no mar. Em seguida, os mergulhadores voltarão a colocar a estátua dentro de sua capela submarina, onde permanecerá até o próximo ano.

Nossa Senhora do Carmo é padroeiro dos marinheiros porque, no século XVIII, um almirante espanhol impulsionou sua celebração entre a tripulação que ele dirigia. Foi a partir de então que a marinha espanhola foi substituindo o patrocínio de São Telmo pelo da Virgem do Carmo.

Também é chamada “Estrela do Mar”, porque no século XIII, São Simão Stock rezou à Virgem dando-lhe esse nome e ela apareceu a ele com o escapulário para os carmelitas.

A história desta tradição

A história da elaboração da imagem e da construção está narrada no site da Associação Nossa Senhora do Carmo, Padroeira dos Mergulhadores Malaguenhos.

Em 1980, um mergulhador de origem malaguenha chamado Paco Enjuto sofreu um acidente que colocou sua vida em perigo. Foi internado em um hospital e, quando começou a se recuperar, disse a seus companheiros que, como um gesto de agradecimento, queria submergir uma imagem de Nossa Senhora do Carmo na Baía de Málaga e que uma vez por ano esta fosse emersa para ser venerada por todos os fiéis locais.

Após receber alta hospitalar, Enjuto e seus amigos organizaram as permissões necessárias com a Igreja Católica e as autoridades competentes. Seu pedido foi aprovado e construíram uma pequena capela de concreto a dez metros de profundidade no mar.

Em 8 de dezembro de 1981, submergiram uma pequena imagem de mármore de Nossa Senhora do Carmo em um local conhecido como “Roqueo del Perro”, localizado em frente ao Passeio Marítimo Pablo Ruiz Picasso.

A associação assinalou que, em 1994, tiveram que renovar a imagem da Virgem do Carmo, porque esta estava deteriorada após tanto tempo submergida no mar. Para elaborar a estátua atual, foram fundidas as hélices de bronze de barcos velhos.

Mais em

A primeira imagem se encontra na sede do Comando Militar da Marinha de Málaga há 23 anos.

Por outro lado, no mês de dezembro, submergem um presépio que é colocado diante da capela que guarda a imagem de Nossa Senhora do Carmo.

Esta representação do nascimento de Jesus permanece no local até a festa da Epifania.

Confira também: