Na última quarta-feira, o Arcebispo Emérito de Quito e enviado especial do Papa Francisco para presidir as celebrações dos 400 anos da morte de Santa Rosa Lima, Cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga, invocou a proteção da Padroeira das Américas, da Índia e das Filipinas para todo o continente americano.

“Peçamos a Santa Rosa sua intercessão e ajuda nos momentos que vivemos, para que toda a América, seguindo os passos da sua padroeira, siga guiando pelos caminhos da oração, da penitência e da misericórdia; que vivamos na paz e no amor, construindo cada dia o mundo que Deus quer para todos nós; de justiça, caridade, convivência, ordem, respeito e livres de toda a escravidão”, disse o Cardeal Vela Chiriboga no dia 30 de agosto na Missa de encerramento do Jubileu Arquidiocesano de Lima em honra a Santa Rosa, no átrio da Cátedra de Lima.

No início da celebração, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, apresentou o Cardeal Vela Chiriboga e, em seguida, leu a carta enviada pelo Papa Francisco para essa ocasião.

Em sua homilia, o Cardeal Vela Chiriboga comentou sobre a figura de Santa Rosa de Lima na América Latina, especialmente no Equador, de onde vem o Purpurado.

“Amada, reconhecida e muito celebrada a memória de Santa Rosa, também pelo povo equatoriano, cidades, paróquias, bairros, muitos fiéis têm o nome desta gloriosa padroeira”, assegurou.

Depois, o Cardeal citou uma estrofe do hino, que no final do século XIX foi composto pela Madre Rosa de Jesus Cordero, religiosa dominicana e filha do então presidente do Equador, Luis Cordero: “Da América, padroeira a Igreja te nomeou, a Cristo e Maria nos conduza a tua oração, Rosa do Novo Mundo, dá-nos a tua proteção, que nossos povos vivam na paz e no amor”.

No final da Missa, o Cardeal Vela Chiriboga deu a Bênção Apostólica e encerrou o Ano Jubilar.

A Missa foi concelebrada pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo Emérito de Santiago do Chile; Dom Nicola Girasoli, Núncio Apostólico do Peru; Dom Salvador Piñeiro, presidente da Conferência Episcopal Peruana e Arcebispo de Ayacucho; Dom Javier del Río, Arcebispo de Arequipa; e mais de dez bispos de diferentes regiões do Peru.

Confira também: