O fotógrafo vaticanista da agência ACI e EWTN, Daniel Ibáñez Gutiérrez, recebeu na quinta-feira, 16 de janeiro, o prestigioso prêmio da associação cultural italiana "Giuseppe De Carli" de informação religiosa, em sua categoria de "Jovem Promessa".

Com este prêmio, que leva o nome do histórico vaticanista Italiano Giuseppe De Carli, falecido em 2010, teve-se a intenção de "premiar um jovem comprometido com capacidade e entusiasmo mediante a narração através de imagens”, assinala um comunicado da associação.

“Uma jovem promessa da categoria fotográfica que pretendemos incentivar a crescer cada vez mais nessa profissão, com o desejo de que sempre saiba transmitir a atualidade com espírito de serviço à verdade, oferecendo o verdadeiro significado das coisas, entusiasmando com a beleza e gerando sentimentos de bem naqueles que 'leiam' suas obras”.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, Daniel Ibáñez reconheceu que não esperava ser premiado: "Eu imaginei, mas não esperava".

"É um reconhecimento de que estou no caminho certo", sublinhou. Além disso, destacou que, "sendo espanhol, é uma honra ganhar um prêmio na Itália sem ser italiano".

Esses prêmios, explica-se no site da associação, buscam “divulgar e premiar aqueles que se comprometem com este âmbito especial de jornalismo (o jornalismo religioso), com a capacidade e seriedade que sempre caracterizaram o trabalho de Giuseppe De Carli, vaticanista e responsável pela estrutura de Rai Vaticano, falecido em Roma, em 13 de julho de 2010”.

A entrega dos prêmios ocorreu na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e, durante a cerimônia, Daniel Ibáñez realizou uma apresentação de seu trabalho fotojornalístico sob o título "7 anos do Papa Francisco".

Trata-se de uma mostra que resume os últimos sete anos do atual pontificado estruturados sob diferentes temáticas: o Papa como Chefe de Estado, o Papa da alegria, o Papa da misericórdia, o Papa dos pobres, o Papa dos migrantes ou o Papa da ecologia.

Através dessa mostra, explicou Daniel Ibáñez à ACI Prensa, tentou "defender o Pontificado do Papa".

Daniel Ibáñez nasceu em 1992 na cidade espanhola de Palencia. Mora em Roma, onde trabalha como fotógrafo nas agências do Grupo ACI e EWTN. Estudou telecomunicações e informática e está se especializando em comunicação institucional. No seu trabalho profissional, realiza fotografias dos eventos presididos pelo Papa Francisco, além de cobrir conferências, entrevistas e outros eventos que ocorrem no Vaticano.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: