Um incêndio destruiu o teto do Santuário Nacional da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, na cidade de Budslau, Bielorrússia, 150 quilômetros ao norte da capital, Minsk na terça-feira 11 de maio.

O incêndio durou várias horas. O telhado da igreja desabou e as abóbadas foram severamente danificadas. Não houve feridos. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

 

O pároco do santuário, padre Dzmitry Dubovik, informou que a Eucaristia e a imagem de Nossa Senhora de Budslau, padroeira da Bielo-Rússia, foram postas em segurança assim que a fumaça apareceu.

“Às 7h47 Liguei para o corpo de bombeiros, então eles começaram a tirar tudo que podiam da igreja. Demorou cerca de uma hora. Algumas pessoas ajudaram até a igreja ficar cheia de fumaça. Então eles apenas pararam e assistiram queimar”, disse o padre.

Com a ajuda de voluntários, também salvaram-se outros objetos litúrgicos, imagens e livros.

Várias pessoas se reuniram para rezar o rosário em frente ao santuário, onde os bombeiros ainda trabalhavam. Também celebraram a missa na capela da Casa Budslau das Irmãs da Sagrada Família de Nazaré.

No mesmo dia 11 de maio, o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Minsk-Mogilev, dom Kazimir Velikaselets, pediu a todas as pessoas de boa vontade que ajudem a reconstruir o santuário de Budslau por meio de uma campanha de arrecadação de fundos.

A Conferência dos Bispos Católicos da Bielo-Rússia pediu "a todos os crentes que se unam na oração e a toda ajuda possível na restauração do santuário em Budslau, construído por nossos ancestrais com grande amor a Deus e sua Mãe Santíssima."

“Que a Mãe de Deus Budslau nos ajude a restaurar sua casa em Budslau o mais rápido possível. Que a nossa Mãe Santíssima e Padroeira da Bielo-Rússia continue a cuidar da nossa pátria, da Igreja na Bielo-Rússia e de todos nós, que ela salva e protege de todo o mal e conduz ao seu Filho”, disseram os bispos.

Desde 12 de maio, as missas em Budslau estão sendo celebradas na Casa do Peregrino, que fica à direita do santuário, entre a igreja e a paróquia.

Uma celebração anual em homenagem a Nossa Senhora de Budslau foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em 2018.

“Desde o século 17, a cada ano no primeiro fim de semana de julho, dezenas de milhares de peregrinos de toda a Bielo-Rússia e de outros países vêm a Budslau para participar das celebrações em homenagem ao ícone de Nossa Senhora de Budslau, e alguns fazem a peregrinação a pé ”, diz a justificativa da ONU para a inscrição.

“O ícone é famoso pelos muitos milagres e Budslau é reconhecida como o lugar onde, segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu aos fiéis em julho de 1588”, continua ele.

Os católicos são a segunda maior comunidade religiosa depois dos cristãos ortodoxos na Bielo-Rússia, um país de 9,6 milhões de habitantes que faz fronteira com a Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia e Letônia.

Confira também: