A Igreja do Sagrado Coração é um edifício histórico construído em 1963, a oeste da cidade de San Antonio, Texas (Estados Unidos); no entanto, com o tempo, a infraestrutura começou a se deteriorar colocando assim a comunidade em risco.

Em declarações ao KSAT.com, uma agência de notícias de San Antonio, o pároco da Igreja, Pe. Frederic Mizengo, disse que os bancos de madeira se tornaram um problema de responsabilidade para a comunidade por estarem rachados e lascados, e que o chão e os banheiros também estavam "em mau estado".

Além disso, informou que precisava de uma nova cerca de segurança para substituir a cerca de arame que já estava danificada, o que representava um problema de segurança. Alguns fiéis informaram que encontraram algumas seringas e também que estranhos conseguiam entrar no local.

"Foi uma situação incômoda", disse Perry Cross, supervisor do projeto de reforma e veterano aposentado do Exército de Detroit.

Cross disse que se ofereceu como voluntário depois que o chefe de sua esposa, o ex-prefeito de San Antonio, Henry Cisneros, também paroquiano da Igreja do Sagrado Coração, pediu que ele supervisionasse o trabalho.

Cisneros pediu as autorizações necessárias para a Arquidiocese de San Antonio e depois se encarregou de organizar os esforços de arrecadação de fundos para a restauração da igreja.

"As reformas foram importantes para a moral dos fiéis", pois puderam encontrar esperança no progresso da reforma da Igreja "durante os tempos mais difíceis nos Estados Unidos hoje", assinalou Cross.

No entanto, como a igreja do Sagrado Coração está localizada na zona oeste da cidade, apresentam grandes necessidades econômicas. "Não temos ingressos suficientes. Tivemos que ir à Arquidiocese para pedir um empréstimo”, disse o Pe. Mizengo.

Embora tenha conseguido um empréstimo de 200 mil dólares, tem uma taxa de juros de 2% que deverá ser devolvida. "Seria uma benção ter algumas doações", disse Lisa Martinez, que está ajudando a supervisionar os esforços de captação de recursos.

"Sabemos que muitas pessoas nos ajudaram, pessoas de boa vontade", que, inclusive, não prestaram somente ajuda financeira, disse Pe. Mizengo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: