O Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa, Teodoro II, pediu aos fiéis conservar a calma depois do ataque de quatro horas que sofreram no domingo ao sair da Catedral de São Marcos na Abassyia no Cairo (Egito) e que causou a morte de uma pessoa e 29 feridos.

"Manter a calma também para preservar a segurança do país e a unidade nacional", expressou o Patriarca ao desaprovar este ato violento. Indicou que está em contínuo diálogo com o Ministério do Interior para promover uma rápida solução para o problema.

Os cristãos foram atacados com pedras e bombas molotov no domingo enquanto assistiam o funeral de quatro fiéis assassinados há dois dias durante os enfrentamentos interconfessionais ocorridos na cidade de al-Khosous.

Durante a celebração litúrgica, escutavam-se frases entre o público contra o presidente do Egito, Mohamed Morsi e contra o governo monopolizado pelos Irmãos Muçulmanos.

Em conversação telefônica na tarde de domingo com o Teodoro II, o presidente assegurou seu empenho em deter os conflitos interconfessionais.

Além disso, Morsi sublinhou que leva em consideração "todos os ataques contra Igrejas como um ataque pessoal" contra ele, conforme informaram fontes egípcias.

O Conselho das Igrejas do Egito também condenou o ataque e exortou "uma ação imediata por parte dos órgãos do Estado" porque atacar os lugares de culto significa superar um nível inviolável.