Não é mais obrigatório o uso de máscaras nas missas e demais atividades da igreja na arquidiocese do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após a publicação de um decreto da prefeitura do município do Rio que desobriga o uso das máscaras faciais em locais fechados.

O Rio de Janeiro se tornou a primeira capital estadual do Brasil a desobrigar o uso da máscara com a publicação do decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) na segunda-feira, 7 de março. Esta decisão foi tomada depois que um decreto do governo do Estado permitiu que cada um dos 92 municípios fluminenses decida sobre o fim da obrigatoriedade da máscara em todos os ambientes.

Com base neste decreto municipal, a arquidiocese do Rio comunicou que a partir de 8 de março, passou a ser facultativo o uso de máscaras faciais. Além disso, afirmou que, “quanto ao modo de se distribuir a Comunhão Eucarística, na mão ou na boca, deixamos a liberdade de se adequar ao que a comunidade estiver acostumada”.

A arquidiocese recomendou que sejam mantidas a higienização das mãos e sanitização periódica dos ambientes paroquiais.

“Neste novo momento, em que foram abolidas as exigências, recomendamos que estas disposições sejam implementadas gradativamente de acordo com a sensibilidade do nosso povo. Usando de prudência na adoção dos novos critérios, a transição deverá ocorrer em clima de tranquilidade e caridade”, disse comunicado enviado aos padres e assinado por dom Juarez Delorto Secco, bispo auxiliar do Rio, vigário geral e moderador da Cúria.

Além da cidade do Rio de Janeiro, outros municípios fluminenses também já estabeleceram a não-obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Como Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

A diocese de Nova Iguaçu afirmou que “o uso de máscaras faciais nos seus templos e espaços administrativos ou pastorais tornar-se-á facultativo à medida que as prefeituras dos sete municípios que a compõem assim decretarem”. Além de Nova Iguaçu, a diocese é composta pelas cidades de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Queimados e o distrito de Conrado, em Miguel Pereira.

Por sua vez, a diocese de Duque de Caxias afirmou que continuam válidas as orientações anteriores que determinam “o uso de máscaras faciais nos ambientes ligados à Diocese”, “por razões de prudência e para colaborar na unidade entre as paróquias dos dois municípios que compõem à Diocese de Duque de Caxias”. Além de Duque de Caxias, a diocese engloba a cidade de São João de Meriti.

Confira também: