O Festival Halleluya, da Comunidade Shalom, começa hoje (20), em Fortaleza (CE) e os participantes deverão levar consigo o passaporte de vacinação contra covid-19. Segundo padre Franco Galdino, membro da organização do festival, essa medida segue os últimos decretos do governo do Ceará que determinam a exigência de apresentação do chamado “passaporte sanitário” para eventos.

Em suas redes sociais, o Festival Halleluya publicou algumas “perguntas frequentes” sobre o evento. Entre elas, uma diz respeito à apresentação do comprovante de vacinação. “Pedimos que você leve o seu passaporte sanitário impresso ou digital, com pelo menos duas doses da vacina contra covid-19”, “ou uma dose a depender do imunizante”.

Em declarações à ACI Digital, padre Galdino afirmou que “o evento presencial segue as normas sanitárias vigentes nos decretos do governo do Estado do Ceará de Nº 34.859, de 08 de julho de 2022, e Nº 34.795, de 11 de junho de 2022”. Por isso, “recomendamos que leve o comprovante de comprovante”.

O decreto 34.795, de 11 de junho de 2022, determina que “os eventos esportivos, festivos, sociais e corporativos, públicos ou privados, abertos ou fechados, poderão ser realizados sem restrição quanto à ocupação”, mediante “a exigência do passaporte sanitário”. Acrescenta ainda que “o ingresso de pessoas em eventos de qualquer natureza e porte [...] condiciona-se à apresentação de passaporte sanitário”.

O decreto 34.859 reforça as determinações do anterior e afirma que essas exigências “permanecerão em vigor, no Estado do Ceará” de 11 a 24 de julho de 2022.

O Festival Halleluya acontece até o domingo (24).

Confira também: