O Festival Halleluya, da Comunidade Católica Shalom, manterá no formato on-line da edição de 23 e 25 de julho duas de suas características das edições presenciais: o aconselhamento e a solidariedade. Centenas de voluntários estarão disponíveis para oferecer orientações espirituais e o público também conhecerá os trabalhos de promoção humana desenvolvidos pela comunidade e poderá colaborar.

Segundo os organizadores, pelo menos 300 voluntários da Comunidade Shalom oferecerão orientação e aconselhamento espiritual para o público no espaço interativo do festival, através do chamado “Espaço da Misericórdia”.

Além disso, os diversos trabalhos da Promoção Humana desenvolvidos por Shalom em todo país serão apresentados ao público. Entre eles, está o Projeto Shalom Amigo dos Pobres, que surgiu durante a pandemia, com o objetivo de prestar assistência às pessoas em situação de rua no Ceará. Atualmente, o projeto é uma realidade em várias cidades do Brasil.

Desde o início da pandemia, o projeto já distribuiu mais de 110 mil refeições para a população de rua, em Fortaleza (CE), além de quase 6 mil cestas básicas. Foram mais de 11 mil banhos e mais de 2,2 mil orientações sociais. Segundo os indicadores de saúde de agosto de 2020 a junho de 2021, também foram realizados mais 1,6 mil atendimentos ambulatoriais, consultas médicas e atendimentos de psicologia e psiquiatria, além de 868 testes de covid-19.

Além do Amigo dos Pobres, a Comunidade Shalom mantém projetos que beneficiam crianças em situação de vulnerabilidade, jovens com dependência química, idosos e presidiários.

Em 2020, uma edição completamente dedicada ao tema da solidariedade foi realizada e arrecadou mais de R$ 130 mil reais para o socorro das pessoas em situação de rua, afetadas pela pandemia de covid-19.

Neste ano, os espectadores poderão fazer suas doações por meio de pix, boletos bancários, cartões de crédito, débito e também pelo whatsapp através do número 0800 602 28 29. Uma plataforma foi desenvolvida especificamente para receber as doações durante o evento.

Arena virtual

Durante o Festival, o público poderá se conectar entre si e com os apresentadores através da arena virtual, que simula a arena do Halleluya. Para quem deseja participar da interação, é necessário fazer uma inscrição no site festivalhalleluya.com/arenavirtual para o dia do evento. O sistema gerará um link único onde o participante acompanhará o evento via plataforma Sympla Streaming/Zoom.

“Pela primeira vez teremos uma plateia virtual onde as pessoas poderão acompanhar juntas, no ambiente virtual, todo o evento. Inclusive aparecendo entre os shows e intervalos no LED do evento e até mesmo interagindo com os apresentadores de forma surpresa. Tudo isso para levarmos a comunicação da nossa esperança o mais longe possível”, disse Wilde Fábio, missionário da Comunidade Católica Shalom e membro da comissão organizadora do evento.

Segundo ele, “antes as pessoas se organizavam pra vir pro Halleluya”, agora “é o Halleluya que se organiza para ir até as casas das pessoas”. “Através da internet queremos levar às pessoas a mesma autêntica experiência de estar na Arena Halleluya. E de transformarmos o ambiente digital nesse espaço, de shows, cultura, fé, adoração, aconselhamento, tudo dentro de uma linguagem atual para os tempos de hoje”, afirmou.

O Festival Halleluya será de 23 a 25 de julho, das 19h às 2h, com transmissão pelo canal do Youtube do evento.

Confira também: