“A organização do Festival Halleluya me comunicou que eu não estarei mais na programação do evento deste ano”, disse o cantor Bruno Camurati disse em suas redes sociais no dia 30 de junho. O Festival Halleluya, o maior festival de música católica da América Latina, é promovido anualmente pela Comunidade Católica Shalom. Neste ano, depois de dois anos online por causa das medidas impostas por medo da pandemia de covid-19, o Hallelluya será no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

No dia 5 de junho, Camurati anunciou nas redes sociais que é homossexual. Em um poema, o cantor disse que a condenação ao homossexualismo pela Igreja é “um preconceito de uma figa”. No mês que o movimento LGBT considera do “orgulho LGBT”, Camurati escreveu; De orgulho eu encho o peito. Vou amar, não vou temer”.

O Catecismo da Igreja Católica diz no número 2.357: “A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres, que experimentam uma atração sexual exclusiva ou predominante para pessoas do mesmo sexo. Tem-se revestido de formas muito variadas, através dos séculos e das culturas. A sua gênese psíquica continua em grande parte por explicar. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves a Tradição sempre declarou que «os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados». São contrários à lei natural, fecham o ato sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afetiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados”.

Com o anúncio de que não vai participar mais do festival, Camurati gerou polêmica nas redes sociais com gente apoiando a ele e outros apoiando a organização do festival.

Em um vídeo, Camurati disse que quis comunicar o cancelamento do show para dar uma satisfação ao seu público. “Em nenhum momento eu queria causar algum desconforto à Comunidade e nem que se transformasse em uma raiva generalizada ou a um cancelamento da comunidade e do evento, que sempre me receberam bem. Lamento que tudo isso tenha chegado a este ponto”.

 “Eu entendo por que o show foi cancelado, já esperava por isso”, disse o cantor. “Não só esse, mas outros eventos e palestras também foram cancelados”.

“Sou grato ao festival por todos os anos que estive lá, pela oportunidade de ter um palco para me comunicar com vocês, onde minha missão faz todo sentido. Espero que nos encontremos muito em breve em outros shows. Eu seguirei jogando as redes onde o Senhor mandar”.

A organização do Festival Halleluya não fez nenhuma declaração sobre o motivo de cancelar a participação de Camurati.

Confira também: