Por ocasião da festa de São Caetano, o Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Mario Aurelio Poli, exortou os senadores a votar neste dia 8 de agosto a favor da vida, “protegendo os mais fracos e indefesos” da tentativa de despenalizar o aborto, porque eles “esperam participar de nossa história”.

A multidão que chegou ao Santuário São Caetano de Liniers em Buenos Aires, na terça-feira, 7 de agosto, participou da Missa presidida pelo Cardeal Poli, que encorajou os senadores a “legislar para o bem comum com leis que abram esperança a favor de uma cultura de vida, protegendo os mais fracos e indefesos e que esperam participar da nossa história.

“Quem sabe se entre estas crianças poderá nascer um homem ou uma mulher que tenha os dons e talentos para levar o nosso povo pelo caminho do progresso, da paz e da justiça. Quem sabe se entre eles nasce um santo ou uma santa, que faça os nossos dias mais felizes”, continuou o Purpurado.

Durante a Eucaristia, transmitida pela Rádio ‘Pan e Trabajo’, o Cardeal Poli pediu para que o debate do aborto “não oculte nem adie o verdadeiro problema argentino: os pobres que são um terço da população e continuam esperando”.

O Arcebispo de Buenos Aires encorajou a praticar o “Evangelho da Vida” seguindo o exemplo de São Caetano, o padroeiro do pão e do trabalho.

“Que a defesa dos nascituros se concretize em gestos como ele fez em seu tempo. Que aprendamos como ele a multiplicar os esforços para que as jovens mães grávidas e sozinhas encontrem um espaço onde possam compartilhar os seus medos e sintam o abraço e a ternura de mulheres que tiveram, apesar de tudo, a alegria de conceber”.

Celebrações para São Caetano

A grande festa do padroeiro do pão e do trabalho começou há nove dias com a novena dedicada ao santo. Além disso, os fiéis peregrinaram ao santuário para agradecer e pedir pela proteção da vida, das famílias, dos trabalhadores, dos sacerdotes, dos doentes, entre outros.

A festa principal, cujo lema é “São Caetano ajuda a Argentina a caminhar para ser um povo santo”, começou à meia-noite no dia 7 de agosto. A partir então, celebraram Missas contínuas e confissões.

Como é costume, os fiéis levaram alimentos não perecíveis para ser distribuídos no Lar de Cristo, 46 comunidades de Buenos Aires e 11 cidades do interior do país.

Somaram-se à celebração do santo italiano os santuários dos bairros Belgrano, Avellaneda-Lanus, Quilmes e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires; também outros templos dedicados a São Caetano localizados em Paraná, Córdoba, Rosario, Catamarca e outras cidades no interior do país.

Confira também: