A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá (PR) deste ano acontecerá de 1º a 16 de novembro e contará com grande parte de suas procissões, que não puderam ser feitas em 2020, por causa das medidas sanitárias impostas para combater a covid-19. A programação será ampliada, com vários horários de celebrações ao longo do dia, por causa das medidas sanitárias ainda em vigor.

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, é um dos grandes eventos de turismo religioso no Sul do Brasil. Segundo o santuário, antes da pandemia de covid-19, a festividade chegava a atrair mais de 300 mil fiéis durante os 15 dias de celebração.  Neste ano, porém, o santuário, que tem capacidade para receber 600 pessoas, poderá acolher apenas 300, para manter o distanciamento social.

“Anteriormente, a festa tinha de três a quatro horários de celebrações diárias, mas, devido ao período de pandemia, decidimos ampliar a programação para atender o maior número de turistas e devotos possível, sem causar aglomeração”, disse o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves. Assim, durante a novena, de 6 a 14 de novembro, haverá oito horários para as celebrações, começando às 5h e terminando às 19h.

A ampliação de horário já tinha sido adotada no ano passado e, segundo padre Gonçalves, houve “uma resposta muito positiva dos fiéis, que puderam aproveitar da melhor forma as possibilidades de horários”.

O reitor contou ainda que, como de costume, durante a novena, diariamente, um bispo de uma das dioceses do Paraná presidirá a missa das 19h. Neste ano, como forma de preparação para a Festa do Rocio, alguns bispos que participarão dos nove dias de celebração receberam a imagem padroeira do estado em suas dioceses, a fim de realizar uma peregrinação por suas regiões.

Diferentemente do ano passado, esta edição da Festa do Rocio contará com a maior parte de suas procissões, como cavalgada, procissão ciclística e motociclística. A marítima não acontecerá devido às obras de reforma que estão ocorrendo no trapiche do Rocio. E a procissão solene, em 15 de novembro, será substituída por uma carreata, como em 2020.

“No ano passado, mais de 3 mil carros participaram da carreata e todos foram abençoados. Porém, muitas pessoas decidiram fazer o trajeto da procissão a pé, algo que não recomendamos por conta do momento de pandemia que estamos. Queremos reforçar que é necessário seguir as orientações sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus e que as pessoas não se arrisquem a ir a pé”, disse padre Dirson.

O reitor disse ainda que, “apesar da programação ampla, para que todos possam participar”, as celebrações serão transmitidas pela página do santuário no Facebook e o canal no Youtube. O objetivo é que “que todos que estiverem em casa e, até mesmo, fora de Paranaguá, participem conosco desta grande festa em homenagem à padroeira do Paraná”, afirmou.

Confira também: