A Fazenda da Esperança completou 35 anos em junho e, como parte da comemoração, presenteou com um vitral que representa o “Sim de Maria” a Basílica da Anunciação em Nazaré, local onde, segundo a tradição, o Anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a mãe de Jesus.

O trabalho artístico foi inaugurado no dia 23 de junho, com a presença de Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, Dom Mário Rino Sivieri, Frei Bruno Varriano, reitor do Santuário, além dos fundadores da Fazenda Esperança, Nelson Giovanelli e Frei Hans Stapel, o qual abençoou o novo vitral.

Durante o dia, além da entronização do vitral, os presentes participaram da Santa Missa na Basílica Superior, do Ângelus na Gruta do Anúncio do Anjo a Maria e ainda da fiaccolata, a procissão luminosa durante a qual os fiéis rezam o terço.

“Nós celebramos 35 anos da nossa existência e hoje, deixar aqui um vitral que fala de tantas graças que recebemos de Nossa Senhora, é como dizer muito obrigado e confiar a ela toda a juventude e a humanidade que está sem esperança”, expressou Frei Hans à Custódia da Terra Santa.

A obra, que representa o “Sim” de Maria foi confeccionada pelo vitralista Lorenz Heilmair em parceria com Frei Pedro Pinheiro e expressa também a misericórdia de Deus.

“Este trabalho começou com uma representação simples do anúncio, o ‘sim’ de Maria. Mas a gente quis trazer uma ligação para a realidade da Fazenda, como isso interagia e acontecia dentro da Fazenda”, explicou Lorenz ao site da instituição.

Então, detalhou o vitralista, “chegamos à palavra ‘misericórdia’”. “Através do ‘sim’ de Maria se aciona o ‘sim’ da Fazenda, o Verbo se encarna e se resulta em misericórdia. Para mim, como artista, é um desafio enorme representar isso”.

Além disso, Lorenz Heilmair explicou à Custódia da Terra Santa que, “na parte superior” do vitral “temos a representação da Anunciação do Sim de Maria” e, “na parte inferior, está representada a realidade da Fazenda da Esperança”.

“A figura central – especificou o artista – é a humanidade que é abandonada, desprezada, frágil com os seus problemas representada por um indigente, mas que, em um determinado momento, quando mostra a sua mão, se revela como sendo Jesus. Então, tudo aquilo que fizerem para os mais fracos, vocês farão para mim... e é isso que acontece na Fazenda”.

Na elaboração desta obra, Lorenz contou também com a colaboração de Collen, um dos recuperados da Fazenda, para o qual, quando se “vê um vitral surgindo, a gente nasce junto com ele”.

O rapaz recordou que, quando visitou a sede da Fazenda Esperança em Guaratinguetá (SP), em 2007, o Papa Bento XVI “deixou para nós um pedido; para que fossemos os embaixadores da esperança e levássemos a esperança em todos os lugares do mundo e aqui foi uma experiência de dar uma resposta de amor a este pedido, trazer aqui este vitral que representa a Encarnação de Jesus também na fazenda”.

Por sua vez, o fundador da instituição, Nelson Giovanelli, assinalou que “aquilo que aconteceu há 2000 anos não é uma história, é uma realidade que se atualiza todas as vezes que um jovem, um familiar, entra em contato com a Fazenda, com o carisma, porque de novo se encarna o Verbo na vida deles”.

Segundo o site da Fazenda da Esperança. a ideia da colocação do vitral na Basílica da anunciação surgiu em uma entrevista concedida por Frei Hans Stapel ao reitor da Basílica, Frei Bruno Varriano, no programa de televisão “Em casa com a Sagrada Família”.

Frei Bruno compreendeu aspectos marcantes do processo que vivem os jovens acolhidos na Fazenda Esperança, que tem por objetivo, não só fazer com que os dependentes químicos deixem de usar drogas, mas apresenta-lhes um novo estilo de vida, baseado em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade, entre os quais, aprendizagem de trabalhos, convivência comunitária e aquisição de valores espirituais.

“O vitral que chegou da Fazenda da Esperança é essa humanidade visitada, essa humanidade que experimenta a misericórdia”, afirmou o reitor à Custódia da Terra Santa.

 

O vitral 'O Sim de Maria' representa o carisma da Esperança na Terra Santa, um marco para a Fazenda em seus 35 anos resgatando vidas. "O significado deste vitral estar em Nazaré, é para comunicar a Misericórdia de Deus por todos nós. Queremos que todos que passem por este lugar santo possam ver a importância do “Sim” de Maria para a humanidade, sem Ela estaríamos distantes de Deus. Ela nos trouxe Deus, para nos aproximar do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Frei Hans O vitral agora faz parte da Basílica da Anunciação, em Nazaré, um lugar tão importante para todos cristãos, foi nesse local que Maria recebeu do Anjo Gabriel a Anunciação de que seria mãe do filho de Deus. Obrigada a todos da Família da Esperança, Grupos Esperança Viva, Família dos Embaixadores por fazerem parte desta história. Parabéns #FazendadaEsperança há #35anos servindo ao próximo. #fazendadaesperança #Vitral #arte #Nazaré #OSimdeMaria

Uma publicação compartilhada por Fazenda da Esperança (@fazendaesperanca) em

Mais em

Nesse sentido, o Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, destacou como um gesto simbólico a iniciativa de colocar na Basílica este vitral representativo da misericórdia.

“É um gesto muito belo de Frei Hans, da Fazenda da Esperança, que quis doar este vitral para a Basílica de Nazaré, com a ideia, com a intenção de colocar sob o manto de Maria, a rainha e mãe da misericórdia, todos os que mais necessitam”, expressou.

Além disso, indicou que “também é importante lembrar que, quando obtemos misericórdia, aprendemos a ser misericordiosos. É assim que nos tornamos perfeitos como nosso Pai é perfeito em misericórdia”.

A Fazenda Esperança é uma comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos. Atualmente, conta com 3 mil membros e já acolheu mais 30 mil jovens nas 130 unidades pelo mundo, das quais 86 estão distribuídas pelo Brasil e as outras estão espalhadas em 22 países.

Confira também: