Em palavras improvisadas neste domingo durante um ato pessoal de veneração das relíquias do recentemente beatificado "Leão do Münster", Cardeal Clemens August von Galen, O Papa Bento XVI advertiu que a falta de fé pode obscurecer inclusive as mentes mais lúcidas frente às ideologias de moda.

Falando do Cardeal von Galen, o Papa disse espontaneamente: "Todos, e em particular os alemães, damos graças a Deus porque o Senhor deu a este grande testemunha da fé, que em tempos de escuridão fez brilhar a luz da verdade e foi valente ao opor-se ao poder da tirania".

"Mas devemos nos perguntar: De onde lhe veio esta intuição em um tempo em que pessoas inteligentes eram como cegas? E de onde tirou a força para opor-se em um momento em que também os fortes se mostraram fracos e vis?", questionou o Pontífice.

"Obteve a intuição e a coragem da fé –prosseguiu–, que lhe mostrou a verdade, abriu-lhe o coração e os olhos. Temia a Deus mais que aos homens, e concedeu a valentia de fazer e dizer o que outros não ousavam dizer e fazer. Deste modo, dá-nos coragem, exorta-nos a viver de novo a fé hoje e nos ensina como é realizável nas coisas singelas e humildes e, entretanto, grandes e profundas".

O Papa terminou destacando que o novo beato "nos mostra esta catolicidade singela em que o Senhor nos encontra, em que abre nosso coração e nos concede o discernimento do espírito, a valentia da fé e a alegria de ser salvos. Demos graças a Deus por esta grande testemunha da fé e peçamos que ele nos ilumine e nos guie".