Na quinta-feira, 26 de maio, faleceu aos 100 anos na cidade italiana de Bergamo o Cardeal Loris Capovilla, que foi secretário pessoal do Papa São João XXIII durante todo seu pontificado.

O Cardeal Capovilla faleceu na clínica Palazzolo de Bergamo. Em outubro, completaria 101 anos. Ele foi criado Cardeal pelo Papa Francisco em 2014, como reconhecimento pelo seu serviço à Igreja.

O Papa Francisco enviou um telegrama com suas condolências a Dom Francesco Beschi, Bispo de Bergamo, no qual recordou o Cardeal Capovilla, “que na sua longa e fértil existência testemunhou com alegria o Evangelho e serviu docilmente a Igreja, no início na diocese de Veneza e, depois, com primoroso afeto junto ao Papa São João XXIII, de cuja memória foi zeloso guardião e profícuo interprete”.

“Em seu ministério episcopal, especialmente em Chieti-Vasto e em Loreto, foi sempre um pastor completamente voltado ao bem dos sacerdotes e fiéis, em um sinal de uma sólida fidelidade à bússola do Concílio Vaticano II”.

No telegrama, Francisco concluiu: “Elevo orações ao Senhor para que, por intercessão de Nossa Senhora e de São Marcos Evangelista, acolha este seu fiel servidor na alegria e na paz eterna e dou de todo coração a bênção apostólica a todos aqueles que sentem a sua ausência”.

Em 2014, quando tinha 98 anos e soube de sua criação cardinalícia, o então Dom Capovilla afirmou que “o Papa Francisco olhou para um sacerdote idoso e acreditou honrar através de mim a todos os sacerdotes mais humildes, que serviram a Igreja em silêncio. Sempre me senti como um servidor de Deus e me senti pequeno entre os pequenos. E servirei até que Deus me permita continuar servindo, amando, acreditando na unidade da família humana”.

Loris Francesco Capovilla nasceu em Pontelongo, em 14 de outubro de 1915. Foi ordenado sacerdote no dia 23 de maio de 1940.

Como sacerdote, colaborou com o Cardeal Angelo Giuseppe Roncalli, eleito Patriarca de Veneza em 1953. No Patriarcado foi seu secretário pessoal durante 10 anos e, em seguida, serviu-lhe durante todo seu pontificado, ao assumir a Sé de Pedro com o nome de São João XXIII até 1963.

O sucessor de São João XXIII, Papa Paulo VI, nomeou-o Bispo de Chieti em 26 de junho de 1967 e o ordenou em 16 de julho desse mesmo ano. No dia 25 de setembro de 1971, foi designado Prelado de Loreto.

Confira também: