O Santuário Nacional de Aparecida informou que, neste ano de 2019, juntamente com os Missionários Redentoristas, dará início a um novo projeto: o revestimento das fachadas externas da Basílica com passagens bíblicas.

O projeto foi estudado há cerca de dois anos pela administração do templo e será executado por Padre Marko Rupnik, artista sacro, teólogo e escritor. Para a obra, o religioso utilizará a técnica dos mosaicos, uma de suas marcas registradas.

O jesuíta é diretor do Centro Aletti, em Roma, e já realizou vários trabalhos de mosaicos pelo mundo, incluindo o revestimento artístico na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, no Vaticano, além de obras para os Santuários de Lourdes, na França, de Fátima, em Portugal, de São Pio de Pietrelcina, na Itália, entre outros.

Segundo a administração da Basílica de Aparecida, a durabilidade, beleza, fácil manutenção e a tradição na utilização das peças foram elementos fundamentais na escolha do mosaico para compor as fachadas. O material é utilizado há centenas de anos nas catedrais, basílicas e igrejas do Oriente ao Ocidente.

A ideia, explicam, é “transformar as fachadas da Basílica da Padroeira do Brasil na maior bíblia a céu aberto do mundo”. Para isso, em cada uma das quatro naves do templo será representado um trecho da Sagrada Escritura.

A previsão é de que a obra comece oficialmente em julho deste ano, com o início do revestimento pela nave norte, onde será retratado o Êxodo. O livro bíblico retrata a libertação do povo judeu do Egito, guiados por Moisés.

Com a conclusão da face norte, as outras três naves também receberão a aplicação dos mosaicos. Na parte oeste, local em que o sol nasce, será retratado o livro dos Gênesis, com a criação do mundo. Na ala sul, em contraste com a nave norte, a Páscoa de Cristo será representada pela ressurreição de Jesus. Já na fachada leste, onde o sol se põe, a arte vai representar o livro do Apocalipse, com a vinda definitiva de Jesus.

Além disso, o Santuário de Aparecida informou que, baseado nesta obra, também iniciou um projeto de evangelização junto aos devotos da Padroeira do Brasil.

Intitulada Jornada Bíblica, a iniciativa fornecerá materiais para círculos bíblicos por meio dos diversos meios de comunicação ligados à Basílica. A ideia é aprofundar o conhecimento no livro sagrado dos cristãos por meio das passagens bíblicas que serão apresentadas nas fachadas do maior templo mariano do mundo.

Mensalmente, os materiais serão enviados para os participantes da Família Campanha dos Devotos, responsável por manter o projeto por meio da Revista de Aparecida e as revistas Devotos Mirins e Jovens de Maria.

Além disso, na programação da Rádio e TV Aparecida, estão programados momentos de estudo da Bíblia com o público. Já pelo A12 será possível estender a pesquisa por meio de infográficos e materiais pensados especialmente para o projeto.

Confira também: