O Facebook retirou de modo inesperado e sem explicação o bloqueio que estabeleceu a mais de vinte páginas católicas em português e inglês.

Entre a noite de 17 de julho e o dia 18 de julho, o Facebook bloqueou ao menos 25 páginas – 21 em português e 4 em inglês – sem dar uma explicação clara aos seus administradores.

As páginas católicas bloqueadas tinham entre centenas de milhares a 6 milhões de seguidos.

Entretanto, durante a noite de 18 de julho, as páginas bloqueadas começaram a voltar à normalidade.

Em declarações recolhidas por ChurchPop.com, Carlos Renê, administrador da fanpage ‘Papa Francisco Brasil’, disse que a página voltou a estar disponível “sem notificação. Acabei de perceber que estava no ar”.

Até o momento, o Facebook não deu nenhuma explicação sobre o bloqueio ou a restauração da página. Os donos e administradores de fanpages como Father Rocky, Catholic and Proud, Jesus and Mary, Nossa Senhora Cuida de Mim, Meu Imaculado Coração Triunfará, simplesmente perceberam que suas páginas tinhamvoltado a funcionar após ver suas contas na rede social.

Fontes próximas de ChurchPop.com indicaram que alguns administradores afetados no Brasil enviaram seus advogados aos escritórios do Facebook no país para exigir que as páginas fossem restabelecidas, embora não esteja claro se isso foi um fator decisivo.

Confira também: