O Curso de Exorcismo e Oração de Libertação retorna ao Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (APRA) de Roma depois que a edição de 2020 foi suspensa devido às medidas impostas para combater a pandemia do coronavírus.

O curso, que este ano completa sua XV edição, acontecerá de 25 a 30 de outubro, organizado pela APRA, pelo Instituto Sacerdos e pelo Grupo de Pesquisa e Informação Sociorreligiosa (GRIS).

Como nas edições anteriores, este curso, que permite o debate e a troca de experiências e estudos entre exorcistas de todo o mundo, propõe uma pesquisa acadêmica multidisciplinar sobre o ministério do exorcismo e a oração de libertação.

O curso tentará dar uma resposta concreta, profunda e profissional à questão do exorcismo, um tema que permanece atual, embora pouco conhecido.

Na edição de 2021 será apresentada uma importante pesquisa sobre exorcismo realizada por Sacerdos em colaboração com o GRIS e a Universidade de Bolonha.

Haverá uma mesa redonda entre exorcistas de diferentes confissões cristãs e estará presente um padre francês especialista em oração de cura.

Ao longo do curso serão ministradas palestras sobre a origem histórica do exorcismo entre judeus e cristãos, sobre o papel do bispo no ministério do exorcismo e sobre anjos e demônios na Sagrada Escritura e no Magistério da Igreja.

Também se abordará o tema da submissão diabólica, a dimensão eclesial do ministério do exorcismo ou a relação das possessões com a filosofia New Age e as terapias holísticas e o esoterismo. Serão expostas as fontes históricas do ritual de exorcismo, os critérios de discernimento para identificar a ação extraordinária do maligno ou os símbolos nos rituais mágico-ocultistas e satânicos.

As mesas redondas discutirão os riscos e perigos da internet, redes sociais e smartphones e como evitá-los. Os vínculos entre os ritos ocultos e satânicos com a pedofilia e a pornografia infantil também serão discutidas.

Haverá também um debate sobre a manipulação mental e os desequilíbrios psicológicos, sobre o diagnóstico diferencial entre os desequilíbrios psicológicos e a ação extraordinária do demônio e sobre o papel do psiquiatra no grupo de auxiliares do exorcista.

Confira também: