O Terço dos Homens na Alemanha reuniu dezenas de homens que, ajoelhados aos pés da Mãe de Deus, rezaram por causas como a unidade da Igreja, a paz e a defesa da família e da vida desde a concepção até a morte natural.

Num comunicado enviado à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, a organização Christ For Men, (Cristo para homens) que organizou o dia de oração, destacou que no sábado (25), cerca de 50 homens se reuniram do lado de fora da catedral de Santa Maria em Hamburgo, Alemanha, e rezaram de joelhos em frente a uma imagem de Nossa Senhora.

Christ For Men disse que o seu Terço dos Homens foi fundado em março deste ano em Varsóvia, Polônia, com cerca de mil membros do sexo masculino.

Sob o lema de são Pio X: "Dai-me um exército que reze o terço e eu vencerei o mundo", o Terço dos Homens busca "promover uma participação mais ativa dos homens na oração", disse a organização.

Philipp Dunkel, cofundador da iniciativa, disse que o Terço dos Homens está centrado “na devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, lembrando que visa “apoiar os homens no caminho da fé, seguindo o Catecismo da Igreja Católica e defendendo a moral cristã”.

Edson Armenta, também cofundador da iniciativa, lembrou que o dia de oração é dirigido “a homens de todas as classes sociais e de todas as idades”.

"Isso também inclui pessoas não batizadas que queiram se aproximar de Deus, homens que buscam uma comunidade ativa para o apoio mútuo na fé católica", disse. "Queremos confessar juntos e publicamente a nossa fé", acrescentou.

Durante o momento de oração, os homens rezaram por cinco intenções que abordam temas que afetam a sociedade hoje.

Armenta destacou que eles rezaram "pela unidade da Igreja Católica", porque "existe o risco de divisão se as diferentes partes não voltarem ao Evangelho e aos ensinamentos da Igreja".

A intenção se refere aos debates dentro da Igreja Católica sobre o Caminho Sinodal Alemão que, como alertaram pelo menos 100 bispos de todo o mundo, podem resultar em cisma na Igreja no país europeu.

O Caminho Sinodal Alemão é um polêmico processo de vários anos que começou em dezembro de 2019 e envolve bispos e leigos da Alemanha para discutir a forma como o poder é exercido na Igreja, a moralidade sexual, o sacerdócio e o papel das mulheres na Igreja, temas sobre os quais já manifestaram, publicamente e em várias ocasiões, posturas contrárias à doutrina católica.

O Terço dos Homens também rezou “por todos os padres da Alemanha”, que “precisam do nosso apoio e orações”, para que “cumpram a sua tarefa de acordo com o Plano de Deus”.

Eles também rezaram pela “proteção da vida humana desde o momento da concepção natural até a morte natural”, já que “tanto o aborto quanto a eutanásia são incompatíveis com o Evangelho”.

Em relação à causa pró-vida no país, Christ For Men explicou que o governo alemão “removeu o artigo 219a do Código Penal, que proibia a publicidade de centros de aborto”.

Segundo Christ For Men, é provável que essa nova medida legislativa “seja a fase preliminar para legalizar o aborto”, já que no país essa prática é apenas descriminalizada.

Sobre a eutanásia, explicou que embora o artigo 217º do Código Penal alemão, que prevê a promoção comercial da eutanásia, tenha sido declarado inconstitucional, o Parlamento está discutindo atualmente "uma possível redefinição" do artigo.

O Terço dos Homens também rezou pela “proteção da família natural, seguindo o santo exemplo de José, Maria e Jesus” e pela “força, perseverança e fé em todas as famílias” na Alemanha. "A família está sob ataque devido a várias ideologias", disseram os organizadores.

O "exército" de homens rezou pela paz, para que cessem as "31 guerras" que estão sendo travadas em todo o mundo, e a "perseguição aos cristãos e a destruição quase seletiva de igrejas e mosteiros" cessem.

“Pedimos pela paz no mundo e por todos os afetados pela guerra: famílias, crianças, padres, religiosos, políticos e presidentes que estão diretamente envolvidos ou podem participar nas soluções de construção da paz”, concluiu.

Confira também:

Mais em