O ex-bispo de Solsona, Espanha, Xavier Novell, casou-se pela lei civil com Silvia Caballol, na segunda-feira, 22 de novembro. O papa Francisco aceitou a renúncia de Novell como bispo em 23 de agosto. Pouco depois, soube-se que a renúncia tinha sido por causa de sua relação com Caballol, de 38 anos, mãe divorciada de dois filhos e a autora de romances eróticos com elementos satânicos.

A cerimônia aconteceu na segunda-feira no tribunal de Suria, província de Barcelona, e contou com a presença de apenas duas testemunhas. O casal teria pedido ao juiz de paz para se casar na segunda-feira, fora do horário normal do juizado e do registro civil de Suria só funcionam de terça-feira a sexta-feira.

Um sacerdote ou bispo que não tenha recebido uma dispensa do estado clerical por parte da Santa Sé comete um crime canônico ao contrair um casamento civil, que em virtude de seu estado de celibato jurado é inválido desde o ponto de vista canônico.

O cânon 194 do Código de Direito Canônico estipula que "o clérigo que tentar se casar, mesmo que apenas civilmente", deverá ser "removido do ofício eclesiástico".

O cânon 1394 acrescenta que "um clérigo que tenta casar-se, mesmo que apenas civilmente, incorre em uma suspensão (imediata) latae sententiae". Se ele não se arrepender após ser advertido e continuar a dar escândalo, poderá ser punido gradualmente com privações ou mesmo com a demissão do estado clerical".

Após saber da intenção de Novell de se casar, o cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, disse no dia 19 de outubro, em entrevista à rádio Cadena SER na Catalunha, que o bispo emérito de Solsona "só pode optar por um casamento civil, já que ele ainda é bispo. E se fizer isso, ele já sabe o que virá em seguida. Mas não estou entrando em julgamento e condenação. Esta morbidez tem um gosto muito ruim para mim e isso não ajuda aqueles que têm fé".

Em 6 de setembro, a Diocese de Solsona publicou uma declaração dizendo que "a Igreja diocesana, em comunhão com seu administrador apostólico, dom Romà Casanova, continua a rezar pelo Bispo com toda esperança colocada no Senhor".

Em 7 de outubro, o Registro Civil de Suria, como exigido pelo regulamento, publicou a intenção de Novell e Caballol de se casar para que todas as pessoas que tenham conhecimento de "qualquer impedimento legal" à celebração do casamento o façam conhecer "por escrito ou oralmente ao tribunal dentro de um prazo de 15 dias".

A mídia da espanha especula que Silvia Caballol está grávida de gêmeos.

Novell nasceu em 1969, na província espanhola de Lérida.

Ele é formado em engenharia técnica agrícola pela Universidade de Lérida, obteve o bacharelado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em 1997 e o doutorado pela mesma universidade em 2004.

Foi ordenado sacerdote da diocese de Solsona em 1997 e em 2010 foi sagrado bispo e nomeado ordinário desta diocese, tornando-se um dos bispos mais jovens da Espanha.

Com a demissão de Novell, dom Romà Casanova, bispo de Vic, foi nomeado administrador apostólico de Solsona até a nomeação de um novo responsável por parte do papa Francisco.

Confira também: