“O mandato missionário não conhece nem confins nem culturas, porque todo o mundo é terra de missão”.  Estas foram as palavras do Papa Francisco aos participantes do 18º Capítulo Geral da Sociedade do Verbo Divino, que está acontecendo nestes dias no Centro Ad Gentes, na cidade italiana de Nemi.

“O amor de Cristo nos impele à renovação pessoal e comunitária para fortalecer o compromisso de sair e anunciar o Evangelho. Para isso, será necessário olhar novamente as raízes, ver onde estão enraizados, qual é a seiva que dá vida às suas comunidades e às obras que realizam, em todos os cantos do mundo onde estão presentes. A partir deste olhar sobre as origens, gostaria de refletir nas três palavras: confiança, anúncio e fraternidade”, explicou.

O Papa perguntou: “Até onde chega a nossa confiança em Deus, em seu amor providente e misericordioso? Estamos dispostos a arriscar, a ser corajosos e determinados em nossa missão?”.

Por outro lado, o Papa aconselhou que, “se estão ancorados na Palavra de Deus, enraizados nela, se a assumem como base de suas vidas e deixam que ela arda em seus corações, transformará cada um de vocês em um verdadeiro missionário”. “Vivam e se deixem santificar pela Palavra de Deus, e viverão para ela”, convidou.

Francisco recordou que “não estamos sozinhos, somos a Igreja, somos um Povo”. E enfatizou a necessidade de prestar atenção nos “excluídos pela sociedade, abandonados, desrespeitados por interesses egoístas... Eles também são nossos irmãos que precisam da nossa ajuda e de sentir a presença de Deus que vem ao seu encontro”.

Confira também: