Desconhecidos entraram em uma igreja em Villahermosa, no estado mexicano de Tabasco, e profanaram a Eucaristia durante a madrugada do dia 1º de janeiro.

Pe. Manuel Martínez Jiménez, pároco da paróquia de Jesus Nazareno, em Colonia Atasta, Villahermosa, relatou que entraram no templo violentamente "entre meia-noite e o amanhecer". Os estranhos "profanaram o Santíssimo Sacramento, que estava no sacrário da comunidade, levando as Hóstias Consagradas: uma grande e várias pequenas e ainda deixaram várias jogadas pelo chão".

Em um comunicado divulgado em 1º de janeiro, Dom Gerardo de Jesús Rojas López, Bispo de Tabasco, disse que "imediatamente depois" de ficar sabendo sobre a profanação, "a comunidade, junto com o seu pastor, começou um ato de desagravo diante do Santíssimo Sacramento".

"Pedimos à comunidade pelo menos 40 horas de desagravo pelo sacrilégio cometido", disse o Prelado.

Dom Rojas López pediu que "ofereçamos atos de desagravo para pedir perdão por tal sacrilégio. Convidamos todos os sacerdotes, comunidades de nossa Igreja particular de Tabasco e a onde houver turnos de Adoração Noturna Mexicana que se organizem e, se possível, tenham uma hora santa na quinta-feira, 3 de janeiro, em desagravo por este acontecimento tão doloroso".

O Bispo de Tabasco observou ainda que "este triste sacrilégio tem que levar a nossa conscientização e responsabilidade pastoral para promover o cuidado mais eficiente e a proteção do Santíssimo Sacramento em nossas comunidades e paróquias".

O Prelado pediu que "as portas das capelas do Santíssimo Sacramento sejam reforçadas, assim como os sacrários", e lembrou que estes devem "ser embutidos na parede".

"Que Santa Maria Mãe de Deus, sob a invocação de Guadalupe nos leve em seu colo", concluiu.

Confira também: