O Comitê para a Liberdade Religiosa da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) informou que, desde maio de 2020, houve um total de 100 atos de vandalismo contra edifícios e monumentos católicos no país.

O mais recente ocorreu no último domingo, 10 de outubro, quando desconhecidos fizeram pichações satânicas e mensagens de ódio nas paredes da Catedral Basílica da Imaculada Conceição em Denver, Colorado, pouco antes da missa dominical.

O Comitê da USCCB começou a rastrear incidentes de incêndio criminoso, vandalismo e outros ataques a locais católicos nos Estados Unidos desde maio de 2020 e pondo cada um deles em uma lista em seu site oficial.

“Esses incidentes de vandalismo variam do trágico ao obsceno, do transparente ao inexplicável. Há muito desconhecimento sobre este fenômeno, mas no mínimo, ele ressalta que nossa sociedade tem uma grande necessidade da graça de Deus”, diz uma declaração emitida, em 14 de outubro, pelo cardeal Timothy Dolan, presidente do Comitê de Liberdade Religiosa, e pelo arcebispo Paul S. Coakley, presidente do Comitê de Justiça Doméstica e Desenvolvimento Humano da USCCB.

“Em todos os casos, devemos nos aproximar dos perpetradores com oração e perdão. É verdade que, quando o motivo foi a retribuição por alguma falta passada nossa, devemos nos reconciliar; onde o mal entendido dos nossos ensinamentos causou raiva contra nós, devemos oferecer clareza; mas esta destruição deve acabar. Essa não é a forma”, exortaram aos cidadãos.

Os arcebispos fizeram um chamado "às autoridades eleitas para que deem um passo a frente e condenem estes ataques”.

“Agradecemos às nossas forças da ordem por investigar estes incidentes e tomar as medidas adequadas para evitar danos maiores. Também pedimos ajuda aos membros da comunidade. Estes não são meros crimes contra a propriedade, é a degradação das representações visíveis da nossa fé católica. São atos de ódio”, afirmaram.

O Comitê para a Liberdade Religiosa da USCCB e o Comitê para Justiça Doméstica e Desenvolvimento Humano emitiram uma declaração sobre o vandalismo na igreja em 22 de julho de 2020.

O projeto “Beauty Heals” (Beleza cura) do Comitê para a Liberdade Religiosa, lançado em resposta à destruição de estátuas católicas, inclui vídeos de várias dioceses discutindo o significado da arte sacra.

Confira também: