O Arcebispo de Oklahoma City e presidente do Comitê de Justiça Doméstica e Desenvolvimento Humano da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom J Paul S. Coakley, fez um chamado à paz após receber relatos de possíveis atos de vandalismo que seriam realizados nas capitais dos estados e no Capitólio na próxima semana.

Essas informações, provenientes de um boletim do FBI, chegam depois da violência ocorrida no Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro, quando um grupo de manifestantes invadiu a sede do Congresso, violando a segurança e ocupando partes do prédio por várias horas.

O alerta do FBI assinala "protestos com armas" nas capitais dos estados e em Washington, DC, na próxima semana, incluindo grupos que incitarão os manifestantes a "invadir" a sede da capital do estado e outros edifícios do governo. Da mesma forma, espera-se "uma grande revolta" e ameaças contra legisladores e suas famílias.

Em uma declaração emitida em 16 de janeiro, Dom Coakley escreveu: “Como cristão, devo dizer a qualquer pessoa que esteja considerando mais violência: uma voz que não vem de Deus está enganando você. São Paulo nos deu uma prova confiável do que é de Deus e do que não é”.

“O fruto do Espírito é "caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança" (Gálatas 5, 22-23)”, lembrou o prelado.

Nesse sentido, Dom Coakley exortou a "olhar para dentro do coração" e olhar "as imagens dos acontecimentos de 6 de janeiro", marcadas por "bombas colocadas na sede de um partido político, o assassinato de um policial oficial e outros mortos e feridos, símbolos de ódio racial, apelos a executar políticos, uma forca e uma corda”.

“Se você apoia isso ou está considerando ações desse tipo na próxima semana, pergunte-se: O que pretendo é fruto do Espírito Santo? Minhas intenções são expressões de amor pelos outros, incluindo aqueles que considero inimigos? São reflexos de alegria? Levarão à paz? Mostram paciência, amabilidade, gentileza e domínio próprio? A violência de 6 de janeiro e as muitas vozes que a exortaram, entre elas alguns líderes políticos, foram todo o contrário”, lamentou o arcebispo.

Finalmente, Dom Coakley recordou que São Paulo nomeou o que se opõe ao Espírito Santo: "...idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos..." (Gálatas 5,20).

“Não escute aqueles que semeiam ódio, raiva e divisões! Afastam de Deus. Embora as vezes esteja disfarçado no engano ou aparentemente coibido pelo medo, pelo seu bem e pelo bem dos demais, não confunda as promessas vazias com o amor e a paz que provêm apenas de Deus”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: