Embora atualmente cada vez mais pessoas veem o casamento como uma carga, um estudo recente revela que homens que se casam recebem inúmeros benefícios.

“Os benefícios do casamento para os homens são significativos em todas as medidas possíveis, incluindo o dinheiro, uma vida sexual melhor e uma saúde física e mental significativamente melhor”, assinalou um estudo recente realizado nos Estados Unidos e publicado pelo Instituto de Estudos da Família.

“Sem dúvidas, o casamento exige sacrifícios, mas acontece que esses sacrifícios valem por si mesmos e mais”, afirmou.

O estudo intitulado ‘Men and Marriage: Debunking the Ball and Chain Myth of Marriage for Men’ foi escrito pelos pesquisadores W. Bradford Wilcox e Nicholas H. Wolfinger.

Os dados indicaram que os homens conseguem numerosos benefícios no casamento, incluindo as indicações de maior bem-estar e felicidade.

De acordo com o estudo, os homens casados ??ganham cerca de 10 a 40% mais dinheiro do que os homens solteiros. Os homens casados ??também são menos propensos a serem despedidos e costumam ser mais bem sucedidos nos negócios, sublinhou o estudo.

“Os homens casados ??geralmente ganham muito mais dinheiro do que os solteiros”, diz o estudo, assinalando que inclusive os homens casados ??e divorciados são melhores em relação a sua carreira do que os solteiros.

Do mesmo modo, indica que pesquisas recentes sugerem que “o casamento em si mesmo aumenta o poder aquisitivo dos homens de 10 a 24%”.

Além dos benefícios profissionais, os homens casados ??também manifestaram que o sexo é “mais emocional e fisicamente agradável do que o dos seus amigos solteiros”.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Vida Social, 51% dos homens casados ??estavam extremamente satisfeitos com a sua vida sexual, enquanto somente 39% dos homens que conviviam e 36% dos homens solteiros poderiam dizer o mesmo.

O casamento também é bom para a saúde física e mental dos homens. Por exemplo, os homens que estão casados ??e permanecem casados ??têm uma vida mais longa, superando os solteiros em aproximadamente 10 anos.

“O que explica essas descobertas surpreendentes? Em poucas palavras, o companheirismo, o apoio”, destaca este estudo.

Além disso, os cônjuges “parecem cuidar melhor das doenças, cuidar da saúde dos outros e ter estilos de vida mais saudáveis”, em comparação com os solteiros.

“Por exemplo, um estudo recente descobriu que os homens casados ??(e as mulheres casadas) têm níveis de carotenoides séricos mais altos do que aqueles que nunca se casaram, ou homens divorciados ou viúvos, sugerindo que o casamento promove uma dieta maior com frutas e verduras”, acrescenta.

Nesse sentido, o estudo assegura que o sistema imunológico funciona melhor quando se tem o apoio dos seus entes queridos. Além disso, “as esposas costumam pedir aos médicos e às enfermeiras para oferecer um cuidado melhor aos seus esposos quando estão no hospital. Os homens casados ??também são mais propensos a serem ‘encorajados’ pelas suas esposas a ir ao médico”.

A relação entre os cônjuges também aumenta a saúde social e emocional. Os homens casados ??têm menos problemas de depressão e mais felicidade em geral do que os homens solteiros.

A Pesquisa Social Geral dos Estados Unidos descobriu que 43% dos homens casados, entre 20 e 39 anos, estavam “muito felizes” com suas vidas, enquanto apenas 20% dos homens solteiros disseram o mesmo.         

Entretanto, muitos homens não dizem “sim, eu quero”, devido a um estigma negativo em relação à instituição do casamento ou devido à percepção de que roubaria a “liberdade” de um homem. Assim, muitos ignoram os benefícios conjugais, explicaram os autores do estudo.

“Nós acreditamos que estas percepções negativas devem mudar. O primeiro passo é garantir que a próxima geração conheça a verdade sobre o casamento. Os jornalistas, os cientistas sociais e os encarregados de criar políticas têm a responsabilidade especial de divulgar amplamente as boas notícias sobre o casamento”, explica a conclusão do estudo.

Confira também:

Mais em