Os estragos da guerra na Ucrânia também são sentidos nas maternidades dos hospitais do país, onde ocorreu um aumento de partos prematuros. Incubadoras construídas por estudantes de centros salesianos da Espanha aliviam as necessidades dos recém-nascidos.

Ao longo do mês de julho, dez incubadoras especiais para ajudar no desenvolvimento normal de bebês prematuros chegarão à Ucrânia de diferentes escolas de formação profissional em toda a Espanha.

As quatro primeiras já estão em uso em dois hospitais em Kiev, capital da Ucrânia, e Mykolav, cidade costeira do Mar Negro no sul do país.

Segundo informa a sala de informação dos salesianos na Espanha, “a fototerapia e que elas possam ser transportadas foram duas das características mais valorizadas pelos médicos dos hospitais ucranianos”.

Os estudantes do Curso Superior em Usinagem demonstraram sua satisfação por fazerem parte do projeto que dá vida a bebês necessitados na Ucrânia e que foi possível fazer através do cluster SOS Ucrânia de Navarra.

As outras incubadoras devem chegar em breve aos hospitais de Zaporizhia e Lykolaiv. Outras 50 unidades já foram encomendadas da Ucrânia.

O projeto “Incubadoras que salvam vidas” está ativo desde o ano passado e já conseguiu enviar cerca de vinte incubadoras para diferentes países da África e da América.

Pablo Sánchez, um engenheiro que participou do projeto das incubadoras, explica que a demanda por essas incubadoras está aumentando e é por isso que continuarão sendo construídas durante o próximo ano letivo.

A ONG Medicina Aberta ao Mundo é a promotora do dispositivo, que fez o protótipo e construiu as primeiras, "mas os centros salesianos se tornaram a força do projeto" e oferecem a possibilidade real de atender a enorme demanda.

Confira também: