Os professores de educação religiosa na Irlanda denunciaram a intimidação que alunos católicos praticantes sofrem por parte de seus colegas. A preocupação foi expressa no Oireachtas, o parlamento irlandês, durante a reunião do comitê conjunto dedicado a educação, pesquisa, inovação e ciência, na semana passada.

O professor de sociologia James O'Higgins Norman disse que grande parte do comportamento intimidatório se deve a questões de identidade. O expositor dirige a Cátedra UNESCO sobre a luta contra o assédio na escola e no ciberespaço, da Dublin City University (DCU).

“Em termos de identidade, um estudo recente em nosso centro descobriu que a preocupação dos professores de educação religiosa, mais que por aqueles que não praticam uma religião, é especificamente com estudantes católicos praticantes, que são alvo de assédio”, disse Norman.

O censo de 2016 revelou que, atualmente, 78,3% da população da Irlanda se considera católica. É o número mais baixo registrado historicamente. Em 1961, o número de católicos representava 94,9% da população do país.

Confira também: