Os exercícios espirituais pela Quaresma do qual o Papa Francisco e a Cúria vaticana participam anualmente acontecerão de 5 a 10 de março, na Casa Divino Mestre, na localidade de Ariccia, e serão dirigidos pelo sacerdote franciscano Pe. Giulio Michelini.

De acordo com o jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, o retiro terá como tema “Paixão, morte e ressurreição de Jesus”.

Para domingo, 5 de março, quando começam os exercícios espirituais, é prevista a adoração eucarística e as vésperas às 18h.

Os demais dias começarão com a Missa, às 7h30, seguida de uma meditação às 9h30. Depois, às 16h, acontecerá a segunda meditação, que precederá a adoração eucarística e as vésperas.

No último dia, sexta-feira, 10 de março, haverá apenas uma meditação.

Pe. Michelini fez sua profissão solene na ordem dos frades menores (franciscanos) em 1992 e foi ordenado presbítero em 1994.

Estudou língua e literatura estrangeira na Universidade de estudos de Perugia, onde fez uma tese em filosofia germânica sobre a tradução em gótico do Evangelho de Mateus.

Obteve o bacharelado em teologia no Instituto Teológico de Assis e mestrado e doutorado em teologia bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em Jerusalém, estudou no Bat Kol Insitute.

 Atualmente é docente no Instituto Teológico de Assis, associado à Pontifícia Universidade Lateranense e diretor da revista franciscana “Convivium Assisiense”.

É autor de várias publicações e vive no convento de Farneto. Além disso, é animador do centro diaconal da Arquidiocese de Perugia.

Confira também: