Um sacerdote católico realiza um trabalho exaustivo para levar Jesus aos habitantes de uma das cidades mais perigosas nos Estados Unidos: Baltimore.

Pe. James Boric é reitor da Basílica do Santuário Nacional da Assunção da Santíssima Virgem Maria e lançou a campanha "A fonte de toda a Esperança", a fim de aumentar as horas de adoração e confissão no templo, assim como promover a chegada de novos missionários.

"A cidade de Baltimore está sofrendo. Está sangrando. Precisa de esperança e cura. Precisa de Jesus Cristo na Eucaristia, a fonte de toda esperança", manifestou Pe. Boric ao site da iniciativa.

Ele indicou que “no ano passado ocorreram 347 assassinatos em Baltimore, cerca de um por dia. O jornal ‘USA Today’ nos chamou de a cidade mais perigosa dos Estados Unidos”.

"As pessoas vivem nas ruas ao redor da Basílica. Há três mulheres que dormem no ponto de ônibus em frente ao templo", acrescentou.

Por não poder pagar os serviços de segurança, Pe. Boric lamentou que "todos os dias, às 16h, sou obrigado a fechar as portas da Basílica da Assunção no centro de Baltimore. Isso me causa uma tristeza no coração".

"Nas minhas orações, sei que Deus está me pedindo para abrir a basílica. Deve proporcionar um refúgio aqui na cidade. Honestamente, sei que Deus me pede isso", indicou, expressando o seu desejo de levar Jesus às pessoas que estão perdidas, desabrigadas e sem esperança.

O sacerdote planeja estender o horário de adoração e confissões no templo até as 20h, de segunda a sexta-feira. Atualmente, há meia hora de confissões de manhã durante a semana e, no fim de semana, há confissões à tarde.

Por isso, em sua campanha busca arrecadar fundos para garantir as medidas de segurança e os custos para manter a Basílica aberta nas horas extras.

O plano de evangelização urbana que Pe. Boric quer iniciar está baseado no Christ in the City aplicado em Denver, um ministério que começou em 2010 e que envia jovens missionários às ruas para levar Jesus aos desabrigados.

Explicou ao ‘Baltimore Catholic Review’ que precisa calcular as despesas de dois estudantes universitários com experiência na pastoral de rua para organizar o programa e que se unirá a ‘Catholic Charities’ para fornecer recursos para os pobres e os desabrigados.

"Podemos amá-los. Podemos saber quais são seus nomes e histórias. Podemos levar-lhes a Palavra de Deus e convidá-los a sentir a paz da adoração. Podemos ser uma presença evangelizadora", afirmou.

A campanha "A Fonte de toda a esperança" foi acolhida com entusiasmo pelos fiéis e, no último mês de julho, já havia superado a sua meta de 106 mil dólares.

"Eu amo ser sacerdote. Adoro ser o reitor da Basílica do Santuário Nacional da Assunção da Santíssima Virgem Maria. E tudo o que eu desejo é levar as almas a Cristo. Não quero ser rico. Não quero ser famoso. Mas também sou consciente de que preciso da sua ajuda", assinalou o sacerdote no site da sua campanha.

"Obrigado por dizer ‘sim’ a Jesus. Obrigado pela sua generosidade. E obrigado por fazer a diferença em Baltimore".

Confira também: