Durante a audiência geral de 20 de janeiro, o Papa Francisco recordou o apelo à oração pela unidade dos cristãos que São João Paulo II fez em 1997, durante sua visita à Polônia.

“Oração para recuperar a unidade plena é um dos nossos deveres particulares. Temos a obrigação de tender intensamente à reconstrução da unidade querida por Cristo e de rezar por essa unidade, pois é um dom da Santíssima Trindade”, disse São João Paulo II em um encontro ecumênico de oração em Wroclaw (Polônia), em 31 de maio de 1997.

Nesse sentido, o Papa Francisco acrescentou: "Eu também os convido: rezem e que a oração comum os inspire no aprofundamento da fraternidade mútua".

O Santo Padre dedicou a catequese desta quarta-feira à oração pelo ecumenismo, porque de 18 a 25 de janeiro no hemisfério norte se realiza a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano tem como tema: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”.

O tema deste ano é baseado no capítulo 15 do Evangelho de São João, no qual Jesus descreve uma parábola sobre a vida e os ramos para destacar a importância de estarmos unidos no amor de Deus.

Todos os anos, os organizadores da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos convidam a rezar pelas Igrejas e cristãos de diferentes confissões. Para fazer isso, oferecem uma série de orações, reflexões e esquemas de celebração.

Os materiais para este ano foram feitos pela comunidade monástica feminina de Grandchamp na Suíça.

Para acessar os Materiais da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e para o resto do ano de 2021, clique AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: