A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa da viagem do Papa Francisco ao Egito, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril.

O Santo Padre chagará ao Aeroporto Internacional do Cairo na sexta-feira, 28, às 14h. Na pista do aeroporto, haverá uma acolhida oficial e, depois, acontecerá uma cerimônia de boas-vindas no palácio presidencial em Heliópolis.

Em seguida, Francisco realizará uma visita de cortesia ao Presidente da República e ao Grande Imã da Universidade e Mesquita Al-Azhar. Depois, fará um discurso aos participantes da Conferência Internacional sobre a Paz.

Às 16h40, irá se reunir com diversas autoridades e finalizará a programação deste dia com uma visita ao Papa da Igreja Ortodoxa Copta, Tawadros II, diante de quem fará outro discurso.

No sábado, 29, o Pontífice celebrará Missa às 10h. Às 12h15, almoçará com os Bispos egípcios e com o séquito papal. Às 15h15, realizará um encontro de oração com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas e lhes dirigirá algumas palavras.

Depois da cerimônia de despedida, o Papa regressará a Roma às 17h e chegará na capital italiana às 20h30.

Esta viagem terá um forte caráter ecumênico e inter-religioso. Ecumênico pelas relações com a Igreja Copta Ortodoxa, a maior comunidade cristã do Oriente Médio. Inter-religiosa pelo diálogo com os muçulmanos em um momento no qual os diferentes interesses políticos tentam semear o ódio entre muçulmanos e cristãos para alcançar seus objetivos partidários.

O último Papa que visitou o Egito foi São João Paulo II, que foi ao Cairo durante a peregrinação jubilar do ano 2000.

Confira também: