Todos os que visitam a capela do santuário Nossa Senhora de Lourdes de Alta Gracia, na província de Córdoba, Argentina, são testemunhas de um fato que ainda não tem explicação. No nicho do retábulo localizado no altar, vê-se uma imagem da Virgem, apesar do espaço estar vazio.

Segundo a Agencia de Información Católica Argentina (AICA), não é uma imagem plana, mas com relevo, tridimensional, com dobras no vestido. Tampouco é uma ilusão psicológica como resultado da devoção exagerada de alguns peregrinos. Todos os que vão lá, crentes ou não conseguem vê-la. É possível também fotografar a imagem. A imagem pode ser vista com clareza da porta de entrada e vai sumindo à medida que a pessoa se aproxima do altar.

Fontes do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes de Alta Gracia disseram à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que embora não haja um pronunciamento específico do arcebispo local, “tudo permanece igual desde 2011. As pessoas continuam comparecendo e continuam se surpreendendo com o que veem”.

Como o fenômeno se originou?

A capela de Alta Gracia foi construída e abençoada em 1927 e por muitos anos esteve no centro do retábulo uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Em meados de 2011, a estátua foi retirada para ser restaurada, atualmente se encontra aos pés do nicho que está vazio. 

Um dos padres responsáveis pelo santuário ia fechar a capela e, estando ele na porta de entrada, viu uma imagem que parecia de gesso no local onde originalmente tinha sido colocada. Aproximou-se várias vezes e toda vez que o fazia, via que a imagem que via à certa distância desaparecia. A verdade é que realmente não havia imagem, mas ele podia vê-la.

Frente ao fenômeno, visível a qualquer um, os frades carmelitas descalços do Santuário Nossa Senhora de Lourdes emitiram um comunicado no qual assinalaram que "a manifestação da imagem da Santíssima Virgem Maria não tem, até o momento, uma explicação racional".

"Deve ser interpretado pelo povo de Deus como um sinal para aumentar e aprofundar a fé cristã e suscitar no coração dos homens a conversão ao amor de Deus e sua participação na vida da Igreja", disseram.

Os padres também disseram que respeitam "a interpretação que muitos fiéis fazem quando a consideram como um sinal da Virgem Maria, desde que não contradiga a Revelação Divina contida nas Sagradas Escrituras, no Magistério da Igreja, nem na prática eclesial".

Do mesmo modo, declararam que "valorizamos e acompanhamos o amor manifestado por muitos fiéis à Bem-aventurada Virgem Maria, revelado em querer se aproximar, rezar e colaborar".

"Como pastores do povo de Deus em Alta Gracia, estamos dispostos a continuar investigando e discernindo a possível origem física como também o significado religioso do fenômeno", disseram.

A capela da Virgem de Alta Gracia está em um prédio grande, em um parque de vários hectares, onde em 1926 foi inaugurada uma réplica da gruta Massabielle, de Lourdes, onde Nossa Senhora apareceu em 1858 a santa Bernadette Soubirous.

A gruta foi feita graças à ideia e incentivo de duas senhoras, Guillermina Achával Rodríguez de Goyena e Delfina Bunge de Gálvez, escritora, esposa do escritor Manuel Gálvez.

Desde que ficou pronta se tornou um local de peregrinação.

Em 1922 formou-se uma comissão para construir uma capela perto da gruta. Sua primeira pedra foi colocada em 1924 e depois, em 1927, o então bispo de Córdoba, dom José Anselmo Luque, a abençoou.

Hoje, 11 de fevereiro, os fiéis participam da 45ª edição da peregrinação de Nossa Senhora de Lourdes, razão pela qual o tráfego de veículos foi interrompido desde a tarde de quinta-feira, 10, até meio-dia de hoje, na estrada que liga Córdoba e Alta Gracia.

Os peregrinos caminham mais de 30 quilômetros do ponto sul de Córdoba até o lugar onde está a Virgem de Lourdes.

Os fiéis que chegam a este local participam de várias atividades como a oração do terço e as missas. Às 11h foi celebrada uma missa pelas famílias e às 18h o arcebispo de Córdoba, dom Ángel Rossi, presidirá a missa pelos doentes, depois da qual haverá uma procissão às 19.

A Missa pode ser acompanhada a partir do Facebook da Virgem de Alta Gracia neste link https://www.facebook.com/LaGrutaAltaGracia

Confira também:

Mais em