O Subcomitê para a Igreja na África da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) aprovou 36 subvenções, totalizando 832.500 dólares em fundos para apoiar projetos pastorais da Igreja na África.

"Tenho o prazer de anunciar nosso apoio à Igreja na África, que apesar dos grandes desafios, continua crescendo e aproximando as pessoas de todo o continente a Cristo", disse o Cardeal Joseph Tobin, presidente do Subcomitê para a Igreja na África da USCCB, segundo destaca um comunicado dos bispos publicado na segunda-feira, 10 de dezembro.

Entre os projetos aprovados está a organização de uma reunião nacional de 250 jovens para formar agentes de paz e reconciliação na Libéria.

Também será destinada ajuda à Conferência Episcopal do Malawi a fim de difundir a Bíblia em todo o país através dos meios de comunicação e para capacitar pessoas que realizem apostolado bíblico.

Parte da ajuda também será destinada à Conferência Episcopal da Tanzânia, que “formará 170 professores de religião de todas as dioceses que ensinarão e capacitarão outros professores voluntários para ajudar a atender às necessidades críticas dos funcionários das escolas de ensino médio de todo o país".

A Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (RECOWA, na sigla em inglês) também receberá dinheiro para organizar um workshop para conferências de membros na região. A finalidade é discutir a crescente ameaça de apropriação de terras e as ações que a Igreja pode adotar para detê-la, disseram os bispos em seu comunicado.

Outras áreas que serão beneficiadas com doações são as de formação de seminaristas e religiosos, evangelização, ministérios familiares e formação de líderes leigos.

O Subcomitê para a Igreja na África supervisiona o Fundo de Solidariedade para a Igreja na África como parte do Comitê de Coletas Nacionais da USCCB. Designa os ingressos recebidos do Fundo de Solidariedade, que é uma arrecadação voluntária, como subvenções pastorais para conferências episcopais e suas associações regionais nesse continente, explicam os bispos em sua mensagem.

Confira também: