O jornal ‘Runner World’ compartilhou recentemente o testemunho de uma religiosa norte-americana cujo hobby é correr e que aproveita esses momentos para “rezar pelas pessoas” que encontra nas ruas.

A Irmã Maria Agnus Dei pertence à congregação da Sociedade de Nossa Senhora da Santíssima Trindade e afirmou que, quando sai para correr, veste o seu hábito. “Não vejo isso como uma limitação de jeito nenhum” e “estou acostumada” com as pessoas que olham e comentam.

A religiosa afirmou que o mais importante desse hobby é que “encontro as pessoas e posso rezar por elas. Olho para os rostos das pessoas que refletem problemas e digo ‘Senhor, ajude todas estas pessoas nas suas necessidades’”, disse.

Irmã Maria Agnus Dei começou correr pouco tempo depois de entrar para a congregação. Contou que naquela época, vivia com as religiosas no estado de Novo México e gostava de praticar esportes na região montanhosa conhecida como Sangue de Cristo.

“Essa era uma montanha misteriosa e podia vê-la do nosso convento. Para mim, era um desafio correr 16 quilômetros de ida e volta. Correr se tornou um momento no qual eu podia rezar e era algo que me ajudava a cuidar da minha saúde”, contou.

Depois, foi enviada como missionária a Belize e logo após para a cidade de Seattle. Em 2016, conseguiu a permissão da sua superiora para participar de uma maratona neste local com o seu irmão Jason. Comentou que ele mora em outra cidade e que não se comunicavam com frequência.

Entretanto, “correr se tornou nosso vínculo. Sempre que eu estou correndo, sei que ele está correndo. A distância nos separa, mas a corrida nos une”.

Em agosto deste ano, a religiosa foi enviada a Detroit, no estado de Michigan, para colaborar na paróquia do Santíssimo Redentor e ajudar a sua comunidade a transformar uma casa antiga em um convento.

Embora essas atividades façam com que seja mais difícil sair com frequência e fazer esportes na rua, ela caminha em uma esteira seis vezes por semana e corre seis quilômetros.

A religiosa de 33 anos afirmou que gostaria de participar de outra maratona, mas agora “servir é a minha prioridade. Eu realmente não sei se poderei dedicar muito tempo ao treinamento. Se tiver uma oportunidade, provavelmente aproveitarei”.

A religiosa Maria Agnus Dei nasceu em La Jara, uma cidade localizada no estado do Colorado. Seu nome é Kelli López. Ela e seus dois irmãos cresceram em uma família católica não praticante. Estudou na Universidade do Coloradoe formou-se em 2007 como bioquímica.

Depois, conseguiu um trabalho para analisar os diferentes tipos de climas e assim foi capaz de viajar a diferentes lugares do mundo. Entretanto, após a morte de seus avós paternos, percebeu que “Deus estava me chamando e eu me perguntava como seria a minha vida”. E finalmente tomou a decisão de tornar-se religiosa.

Esta religiosa não é a única freira conhecida em seu país por gostar de correr. Há algum tempo, tornou-se popular nos Estados Unidos as corridas “Nun run” (Corre religiosa), patrocinadas por  congregações como Irmãs para a Vida e as Irmãzinhas dos Pobres.

Confira também: