Irmã André, Filha da Caridade, é a pessoa mais idosa da Europa e a segunda do mundo, com 116 anos, fica atrás apenas da japonesa Tane Tanaka, de 117 anos.

A religiosa mora na casa de repouso Sainte-Catherine-Labouré, na cidade de Toulon (França), onde comemorou seu aniversário, em 11 de fevereiro, com algumas crianças e seus entes queridos.

Segundo Vatican News, a religiosa nasceu em 1904 e viveu as duas guerras mundiais, assim como o pontificado de 10 papas.

Antes de entrar na vida religiosa, seu nome era Lucile Randon, converteu-se ao catolicismo aos 19 anos e ingressou nas Filhas da Caridade com 40 anos, o que poderia ser uma vocação tardia, mas que já dura quase 76 anos. Escolheu o nome de André em homenagem ao irmão, que foi surpreendido pela sua vocação.

Trabalhou durante 28 anos no hospital de Vichy, cuidando de idosos e órfãos.

Com 105 anos, em 2009, mudou-se para a cidade de Toulon, onde reside atualmente.

Segundo explicou, sua "felicidade diária está no fato de ainda poder rezar" e o segredo de sua longevidade é que ela "toma um pouco de chocolate todos os dias".

Embora tenha ficado cega e precise agora de cadeira de rodas, Irmã André pediu orações por ela e, segundo o jornal Var-Martin, também acrescentou com humor “que o bom Deus não seja tão lento para me fazer esperar. Está exagerando...”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: