Nenhum obstáculo enfraqueceu o grande amor de Catalina Fernández e Aníbal Ayala, que, depois de vencer dias complexos por causa do coronavírus, renovaram suas promessas matrimoniais ao comemorar 45 anos de casados.

Suas filhas, netos e familiares próximos se reuniram no sábado, 20 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Assunção, para acompanhar o casal na renovação de suas promessas.

Catalina, de 66 anos, entrou em uma cadeira de rodas segurando um buquê de rosas brancas. Precisou de um cilindro de oxigênio pois ainda está se recuperando das sequelas do coronavírus.

Catalina e Aníbal adoeceram em novembro de 2020.

Aníbal, agora com 74 anos, ficou internado por três dias e Catalina ficou internada na UTI durante 13 dias no Hospital IPS Ingavi.

Ao receber alta, Catalina encontrou balões e cartazes de boas-vindas e apoio das pessoas próximas.

Depois disso, Aníbal a pediu em casamento novamente e os dois decidiram renovar os votos na mesma data em que se casaram há 45 anos.

Foi Dom Edmundo Valenzuela, Arcebispo de Assunção, quem presidiu a liturgia e destacou o trabalho de cada um na formação de “uma bela família com valores cristãos e cívicos, desde a simplicidade, nobreza e retidão”; bem como a luta que ambos enfrentam contra o câncer há dois anos.

“Para seguir adiante para comemorar muitos outros aniversários, com a mesma força e amor, os convido a renovar suas promessas matrimoniais”, disse na cerimônia.

“Esperamos que seu Aníbal e dona Catalina experimentem mais uma vez a graça recebida no dia do matrimônio, quando deram testemunho da união de Cristo e da Igreja”, expressou.

“Rezamos para que seu matrimônio continue sendo fortalecido pelo exemplo da Sagrada Família e do amor que vem de Cristo”, acrescentou Dom Valenzuela.

O casal Ayala Fernández saiu da igreja de mãos dadas e com a bênção apostólica do Papa Francisco para a ocasião.

A filha mais nova, Fabiola Ayala, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, “que foram dias de grande angústia”, esperando o diagnóstico médico todos os dias para saber se a mãe havia melhorado.

“Para mim, eles são a melhor definição de amor, compreensão, dedicação e paciência diária. Eles sofreram provações muito duras, mas sempre nos deram o exemplo de que com oração, fé e amor tudo pode ser alcançado e superado nesta vida”, disse Fabiola.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em