Um dos grandes acontecimentos dentre as aparições marianas em Fátima, Portugal, o milagre do sol intitula um espetáculo que marca a comemoração do centenário das aparições da Virgem, “Fátima, o dia em que o sol bailou”, que estará em Lisboa de 27 a 30 de abril.

A obra foi encomendada pelo Santuário de Fátima para a celebração do centenário e estreou na Cova da Iria durante a peregrinação aniversária de maio de 2016. Seguiu-se uma apresentação na diocese portuguesa de Bragança, no Norte de Portugal, no final de maio de 2016.

A direção artística é da companhia de dança portuguesa residente em Fátima Vortice Dance Company. Os coreógrafos e bailarinos Cláudia Martins e Rafael Carriço pretendem que a apresentação em Lisboa “seja um sucesso na divulgação da mensagem de Fátima”.

“Este é um espetáculo multidisciplinar único, com uma linguagem artística inovadora que funde diversas artes de forma a refletir a atemporalidade da mensagem de Nossa Senhora em Fátima: uma mensagem de esperança, oração e luz”, afirmam.

Conforme assinala o próprio Santuário em seu site, no espetáculo, “o luminoso quadro da Senhora a apontar o terço como instrumento para a paz no mundo, o dramático quadro do inferno como horizonte da autorreferência humana, o quadro belo e desafiante do coração sem mancha, que se oferece por amor, ou o apoteótico quadro do sol a bailar ao ritmo da bênção de Deus encontram paralelo em situações presentes em que a fé, a esperança e a caridade inspiram uma atitude de coragem, de entrega generosa e perseverança, de oração como encontro com Deus e com os irmãos”.

O espetáculo, com uma linguagem contemporânea, cruza várias disciplinas artísticas como a dança, o vídeo, o vídeo mapping, a figuração em holograma, a cenografia 3D, figurinos recicláveis e junta artistas de diferentes nacionalidades que, interpretando o sentido e o alcance da mensagem de Fátima, procuram projetá-la à luz dos nossos dias.

“Fátima, o dia em que o sol bailou” estará em cartaz no palco do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, entre 27 e 30 de abril.

Confira também: