No domingo, a nova igreja de São Geraldo Majella foi consagrada na capital haitiana, Porto Príncipe, 12 anos após o terremoto de magnitude 7,0 que destruiu a antiga igreja.

O terremoto de 2010 causou a morte de 316 mil pessoas, deixou 350 mil feridos e mais de 1,5 milhão de desabrigados. Foi um dos terremotos mais devastadores da história da humanidade.

A nova igreja paroquial de São Geraldo Majella fica no bairro Carrefour-Feuilles, da capital haitiana, e foi confiada à congregação dos redentoristas. A agência Fides, serviço noticioso das Obras Missionárias Pontifícias, informou em 13 de janeiro que a construção do templo levou cerca de quatro anos.

A inauguração foi presidida pelo arcebispo de Porto Príncipe, dom Max Leroy Mesidor, em um clima de festa, oração e alegria, disse Fides.

O missionário redentorista Renold Antoine disse à agência que o arcebispo foi o primeiro a entrar na igreja em procissão, seguido por padres, religiosos, grupos, autoridades e fiéis.

Fides disse que, embora a igreja seja grande, não houve espaço suficiente “para acomodar todos os que queriam participar da celebração".

Entre os momentos mais emocionantes, destacou Fides, esteve "o acendimento das velas, a unção do altar com o crisma, a incensação do templo, a primeira consagração... Tudo acompanhado pelos cantos do coro paroquial".

O pároco, padre Jean-Claudel Pierre, agradeceu a Deus e a dom Leroy pelo cuidado pastoral aos fiéis, arquitetos, engenheiros e construtores que trabalharam na reconstrução do edifício.

Padre Pierre também agradeceu às instituições e pessoas que doaram para a obra.

Fides destacou que a igreja São Geraldo Majella ainda não está concluída e entrará em uma segunda fase da obra para terminar algumas partes.

Confira também: