“Relíquias Sagradas – Dos tempos bíblicos à era digital”, este é o título de um livro publicado recentemente pelos especialistas Carlos Evaristo e Fábio Tucci Farah, que retoma o grande valor desses sacramentais para os católicos.

A obra, publicada pela Editora Paulus, é composta por uma série de artigos publicados inicialmente em um portal católico e também por textos inéditos. Todo esse conteúdo é fruto de “muitas décadas dedicadas ao estudo das relíquias sagradas”, explica a sinopse do livro.

“Qual foi o destino da arca da aliança? Onde estão os pregos da Paixão de Cristo? O Santo Sudário que se encontra em Turim, na Itália, foi realmente utilizado por Jesus?”, são algumas perguntas abordadas na obra.

“O livro trata das relíquias mais emblemáticas da cristandade e, ao longo da leitura, o leitor faz uma viagem encantadora sobre a história das relíquias e os fatos históricos e políticos ligados a elas”.

Os autores dessa obra são especialistas em relíquias e desenvolvem um apostolado internacional para a valorização das mesmas.

Carlos Evaristo é arqueólogo, historiador e especialista em iconografia sacra medieval.  Como perito em relíquias, já examinou e autenticou as principais relíquias da cristandade. Além disso, é fundador e presidente da International Crusade for Holy Relics (ICHR) e do Apostolado pelas Sagradas Relíquias. Também é curador da Regalis Lipsanotheca, de um dos maiores acervos de relíquias fora do Vaticano, situado no castelo de Ourém (Portugal).

Já Fábio Tucci Farah é jornalista, escritor e perito em relíquias da Arquidiocese de São Paulo. Fundou o Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI). Também é delegado no Brasil da ICHR e atua ao lado de Evaristo como curador adjunto da Regalis Lipsanotheca.

O livro “Relíquias Sagradas – Dos tempos bíblicos à era digital” conta com apresentação do Cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, segundo o qual, esta obra aborda, desde as origens bíblicas aos dias de hoje, “as relíquias mais emblemáticas da cristandade”.

“Em um fascinante passeio pela história, pelas lendas e pela ciência, os autores revelam fatos já esquecidos da herança cultural da Igreja, trazendo à tona informações inéditas”, adianta.

Entretanto, o Cardeal Saraiva ressalta que “a aventura seria estéril” caso “não apontasse para algo além deste mundo”. Nesse sentido, afirma que os autores “foram bem-sucedidos na missão de ressaltar o caráter sobrenatural desse importante sacramental. As relíquias são apresentadas como vitrais do paraíso; ao mesmo tempo que nos permitem vislumbrar o Reino Celeste, inundam o mundo com a sua luz”.

“Estou certo de que esta obra será uma referência para os devotos das sagradas relíquias, e espero que contribua para um renovado interesse neste importante sacramental que relembra, acima de tudo, os exemplos de fé, esperança e caridade vividos de forma heroica pelos santos”, completa o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Além disso, o prefácio do livro é de autoria do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o qual indica que, através desta obra, “os leitores mergulharão na história fascinante de grandes tesouros da cristandade, desde as raízes bíblicas até os nossos dias”, e “conseguirão perceber que eles jamais perderam o brilho”.

“Em pleno século XXI, as relíquias continuam sendo um valioso sacramental da Igreja, confirmado pela Instrução ‘As relíquias na Igreja: Autenticidade e Conservação’ (Roma, 2017)”, assinala o Cardeal Scherer, citando o documento publicado pela Congregação para as Causas dos Santos.

O livro “Relíquias Sagradas – Dos tempos bíblicos à era digital” já está disponível no site da editora Paulus e pode ser conferido AQUI.

Confira também: