Com o objetivo de defender o matrimônio e protestar contra o projeto de lei do Governo que equipara as uniões homossexuais com o matrimônio, numerosas associações e confissões religiosas apoiaram a convocatória feita pelo Foro Espanhol da Família (FEF) a uma grande manifestação pelas ruas de Madri o próximo 18 de junho.

O motivo principal da convocatória, assinalam os organizadores, é reclamar ao Governo –que até hoje não recebeu aos representantes das associações familiares mais importantes– que as escute e retire o projeto de lei que permite o “matrimônio” homossexual e a adoção conjunta de menores por estes casais.

O Foro, que representa a mais de quatro milhões de famílias na Espanha, apresentou a iniciativa em um ato que contou com a presença de numerosos líderes e representantes de associações familiares, de defesa dos direitos humanos e de participação cidadã. Do mesmo modo, a convocatória conta com o apoio expresso do Ímã da Grande Mesquita de Madri, Seg Munir, a Federação de Comunidades Judias da Espanha e outras confissões religiosas.

No ato, o presidente do FEF, José Gabaldón declarou que “até o momento, o Governo se negou a nos escutar e pretende consumar a aprovação de uma lei que consideramos um gravíssimo atentado aos direitos dos menores e da família. Neste sentido, a manifestação pretende ser um passo mais no clamor de uma parte importante da sociedade espanhola para que suas idéias e convicções sejam levadas em conta na hora de legislar”.

Gabaldón assinalou que a manifestação apoiará “a iniciativa legislativa popular do Foro, que já apresentou mais de 600 mil assinaturas”.

Segundo o comunicado, o ato “percorrerá as ruas de Madri, da Praça de Cibeles até a Praça de Colombo. A convocatória está aberta a todos os cidadãos e organizações que compartilham a defesa da família e queiram somar-se à proposta”.

Entre os líderes de associações familiares e diversos credos religiosos que expressaram sua adesão à convocatória estão José Ramón Losana, presidente da Federação Espanhola de Famílias Numerosas, Imaculada Núñez-Lagos, presidenta do FAPACE, Josep Miró, Presidente do E-Cristians, Fernando Cortázar, membro do Pacto pelos Direitos e Liberdades, Ignacio Arsuaga, presidente do Hazteoir.org, Ezequiel Puig-Maestro, secretário ACdP, Eduardo Hertfelder, presidente de Instituto de Política Familiar, Antón Penha, presidente da Plataforma Cívica em Defesa e Promoção da Família, José Antonio Sánchez Magdaleno, presidente do Instituto de Iniciativas de Orientação Familiar, Carlos Cremades, presidente de União Familiar Espanhola, Daniel Arasa, presidente do Grup d’Entitats Catalãs da Família e Mercedes Coloma, membro da Associação de Famílias Numerosas de Madri.