O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso se reuniu com o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para refletir sobre a solidariedade e o apelo cristão à ação diante da Covid-19.

Segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé, em 25 de janeiro, este encontro anual foi realizado online nos dias 19 e 20 de janeiro.

Além disso, um comunicado do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso destacou o fato de que a reunião tenha sido realizada durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que termina em 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo.

Esta reunião expressa “o compromisso de ambos os escritórios de crescer na comunhão ecumênica e intensificar os esforços de colaboração na promoção do diálogo inter-religioso por meio de uma recepção e aplicação mais ampla dos documentos, em particular, nesta última reunião, o documento sobre a Solidariedade inter-religiosa”, sublinhou a nota vaticana.

Neste encontro anual participaram os responsáveis ​​do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, presidido pelo Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, e o Escritório para o Diálogo e Cooperação Inter-religiosa (IRDC) do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Os trabalhos estiveram focados em encontrar “formas eficazes” para difundir o documento: “Servir a um mundo ferido na solidariedade inter-religiosa. Um chamado cristão à reflexão e à ação durante a Covid-19” (originalmente escrito em inglês “Serving a Wounded World in Interreligious Solidarity: A Christian Call to Reflection and Action During COVID-19 and Beyond”), que foi elaborado em colaboração durante os meses da pandemia da Covid-19.

Por último, o comunicado do Vaticano indicou que este documento faz parte de "uma série de publicações conjuntas" que testemunham "a amizade e a colaboração por mais de quarenta anos em um compromisso ecumênico com o diálogo inter-religioso".

Em concreto, as publicações conjuntas abordaram o tema do "matrimônio inter-religioso" (1994-1997), "a oração inter-religiosa" (1997-1998), "a religiosidade africana" (2000-2004), "o testemunho cristão em um mundo multirreligioso” (2006-2011) e “a educação para a paz” (2019).

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: